ICPLeite registrou variação de 1,29% em novembro

ICPLeite registrou variação de 1,29% em novembro

07 de dezembro, 2021

A inflação do custo de produção de leite em novembro foi 1,29%, conforme o Índice de Custos de Produção de Leite – ICPLeite/Embrapa, calculado pela Embrapa Gado de Leite. O grupo Sal mineral apresentou variação expressiva de 17,97%, a maior entre os grupos que compõem o indicador. Produção e compra de volumosos também variou significativamente, 8,54%, sendo os reajustes nos preços dos adubos os responsáveis por tal alta. O preço dos itens do grupo Energia e combustível subiram, em média 1,62%. O grupo Mão de obra variou 0,70%, o Qualidade do leite, 0,49% e o Sanidade apresentou alta de 0,23%. Reprodução não variou e, o grupo Alimentação concentrada apresentou deflação de -3,44%, devido ao recuo nos preços dos farelos de soja e milho, ajudando a conter a oscilação do indicador. O resumo dos dados encontra-se na Tabela 1.

No penúltimo mês do ano, o variação acumulada pelo ICPLeite/Embrapa foi de 24,79%. Três grupos apresentaram altas superiores à do indicador. Com sucessivos aumentos de preços em todos os itens que os compõem, os grupos Produção e compra de volumosos e Sal mineral acumularam inflação de 69,38% e 46,73% respectivamente. A inflação do terceiro grupo, Energia e combustível, foi 26,18%. Qualidade do leite acumulou 20,62%, ficando à frente de Alimentação concentrada, 16,54%. Os dados encontram-se na Tabela 2.

A inflação acumulada em doze meses do ICPLeite/Embrapa cedeu para 29,69%. Isso se deve, principalmente, pelo recuo observado no grupo Alimentação concentrada, de 18% em relação ao mês anterior. Por outro lado, os grupos Produção e compra de volumosos e Sal mineral, mantêm alto o custo de alimentar o rebanho, acumulando respectivamente 75,42% e 52,98%. A variação de Energia e combustível foi de 26,82%, com as tarifas da energia elétrica, que apesar de altas, moderaram os aumentos verificados nos preços dos combustíveis, diminuindo seus impactos no indicador. Os dados encontram-se na Tabela 3.

 

Fonte: Centro de Inteligência do Leite (CILeite/Embrapa)

Disponível em: www.cileite.com.br/sites/default/files/ICPLeite_Novembro_2021.pdf

  • Importações e exportações de leite em pó aumentam com força em maio

    Importações e exportações de leite em pó aumentam com força em maio

    O déficit da balança comercial se elevou em 7,1% em volume de abril para maio, chegando a 169,4 milhões de litros em equivalente leite, o que representa saldo negativo de US$ 75,7 milhões.

  • CEPEA: Preço do leite ao produtor segue em queda

    CEPEA: Preço do leite ao produtor segue em queda

    Apesar de atípica para o período, a baixa nos valores pagos ao produtor era esperada pelos agentes do setor e ocorre em função do aumento da oferta e do enfraquecimento na demanda por lácteos na ponta final da cadeia. 

  • Panorama atual do consumo de lácteos no mundo

    Panorama atual do consumo de lácteos no mundo

    A média mundial de consumo de lácteos é hoje de 183 litros por habitante/ano. Acima desse indicador temos Irlanda, com 601 litros, e Dinamarca, com 507 litros; abaixo, Gana e Zimbábue, com menos de 10 litros. O Brasil, na 57ª posição no ranking global, detém a marca de 188 litros.

  • Sybil’s Gamboge: O touro de mais de 1 milhão de dólares

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Sybil’s Gamboge: O touro de mais de 1 milhão de dólares

  • Marlu Milestone e o imenso legado da Fazenda Marlu

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Marlu Milestone e o imenso legado da Fazenda Marlu

  • SOONER: Um símbolo da revolução genética na raça Jersey

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    SOONER: Um símbolo da revolução genética na raça Jersey

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top