IFCN: Indicador Combinado do Preço Mundial do Leite

IFCN: Indicador Combinado do Preço Mundial do Leite

29 de novembro, 2022

A IFCN (Rede Internacional de Comparação Agropecuária) acaba de fazer uma atualização no seu Indicador Combinado do Preço Mundial do Leite (ICPML) .

O cálculo deste índice é feito com base na média ponderada de 3 produtos lácteos (commodities) negociados no mercado internacional, com base em ações atualizadas trimestralmente: 

  • Leite em Pó Desnatado & Manteiga (~32%);
  • Queijo & soro de leite (~51%);
  • Leite em Pó Integral (~17%).

Antes de junho de 2019, esse conjunto de commodities era ponderado com base nas cotas negociadas de cada uma, no mercado internacional, e estas cotas eram fixadas para toda a série temporal do indicador: Queijo & soro (45%), Leite em pó desnatado & Manteiga (35%) e Leite em pó integral (20%). Desde então, a nova abordagem é baseada em porcentagens flexíveis, o que significa que a participação de cada commodity no comércio total de lácteos é calculada para cada trimestre.

O preço ainda é o preço de exportação das commodities na Oceania, ponderado – agora – pelas cotações trimestrais de cada commodity. Este método é mais preciso e mais orientado para o mercado, pois leva em consideração as mudanças na demanda de importações e os padrões sazonais do comércio. Os cálculos de participação comercial são baseados no banco de dados IFCN Trade.

Para poder mostrar resultados comparáveis, o IFCN converte todo o leite in natura em Leite Corrigido por Sólidos (LCS), daseguinte maneira: 4,0% de gordura e 3,3% de proteína. A fórmula aplicada é: LCS = Leite x (% de gordura + proteína verdadeira%) ÷ 7,3.

O gráfico abaixo mostra a evolução do ICPML nos anos 2020, 2021 e 2022, sendo que os valores são expressos em US$ por 100 kg de LCS (Leite Corrigido para Sólidos: 4,0% de gordura, 3,3% de proteína).

O indicador mostra o nível de preço do leite no mercado mundial. Ele representa o preço do leite que um laticínio poderia, teoricamente, pagar a seus produtores, se estivesse vendendo seus produtos no mercado spot mundial e produzindo a custos padronizados. Uma ampla variação entre os Indicadores Mundiais do Preço do Leite da IFCN indica estresse econômico para laticínios especializadas, se o seu produto principal estiver sendo comercializado no limite inferior da faixa.

 

Fonte: IFCN - International Farm Comparison Network

  • Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

  • Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

  • Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top