Importações de 2023 são recordes

Importações de 2023 são recordes

26 de janeiro, 2024

Em alta pelo terceiro mês consecutivo, as importações brasileiras de derivados lácteos fecharam dezembro com o maior volume desde setembro/2016. No acumulado de 2023, as compras bateram recorde da série histórica da Secex.

Em dezembro, foram 226,2 milhões de litros em equivalente leite adquiridos, 10,46% a mais que em novembro. O destaque ficou por conta do leite em pó, com participação de 81,9% no total de produtos lácteos importados pelos brasileiros no período. Quanto aos queijos, o volume adquirido diminuiu 15,7% no comparativo mensal, mas ainda é 89% maior que o de dezembro/22. As compras da manteiga avançaram 40% entre novembro e dezembro.

Assim, no acumulado de 2023, as importações somaram 2,25 bilhões de litros em equivalente leite, forte aumento de 68,8% em relação a 2022. O principal derivado lácteo adquirido pelo Brasil no ano passado foi o leite em pó, com expressivo avanço de 83,4% sobre o balanço de 2022. O leite modificado foi a única categoria com baixa na quantidade importada.

Quanto às exportações brasileiras, os envios de dezembro atingiram 6 milhões de litros em equivalente leite, elevação de 27% frente a novembro – dados da Secex. O volume de queijos embarcado foi de 2,8 milhões de litros em equivalente leite (com participação de 47,7% no total exportado), o maior desde junho/22 e um aumento expressivo 51,8% sobre o mês anterior. Já os embarques de em pó e leite condensado recuaram respectivos 51,3% e 72,1% no comparativo mensal e 87% e 64,6% frente ao mesmo período de 2022.

Em 2023, o volume exportado de lácteos diminuiu 40% em relação ao ano anterior, totalizando 79 milhões de litros em equivalente leite, o menor desde 2019. Apesar dos aumentos nos embarques de leite condensado e creme de leite, de 7,8% e 1,2%, as quedas nas vendas do leite em pó, queijos e manteiga foram significativamente maio res, de 90,8%, 29% e 64,9%, nesta ordem, frente a 2022.

Balança Comercial

Em dezembro, a balança comercial dos lácteos fechou com déficit de US$ 87,9 milhões, indicando piora no saldo pelo terceiro mês consecutivo.

 

Fonte: CEPEA – Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada

  • Importações e exportações de leite em pó aumentam com força em maio

    Importações e exportações de leite em pó aumentam com força em maio

    O déficit da balança comercial se elevou em 7,1% em volume de abril para maio, chegando a 169,4 milhões de litros em equivalente leite, o que representa saldo negativo de US$ 75,7 milhões.

  • CEPEA: Preço do leite ao produtor segue em queda

    CEPEA: Preço do leite ao produtor segue em queda

    Apesar de atípica para o período, a baixa nos valores pagos ao produtor era esperada pelos agentes do setor e ocorre em função do aumento da oferta e do enfraquecimento na demanda por lácteos na ponta final da cadeia. 

  • Panorama atual do consumo de lácteos no mundo

    Panorama atual do consumo de lácteos no mundo

    A média mundial de consumo de lácteos é hoje de 183 litros por habitante/ano. Acima desse indicador temos Irlanda, com 601 litros, e Dinamarca, com 507 litros; abaixo, Gana e Zimbábue, com menos de 10 litros. O Brasil, na 57ª posição no ranking global, detém a marca de 188 litros.

  • Sybil’s Gamboge: O touro de mais de 1 milhão de dólares

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Sybil’s Gamboge: O touro de mais de 1 milhão de dólares

  • Marlu Milestone e o imenso legado da Fazenda Marlu

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Marlu Milestone e o imenso legado da Fazenda Marlu

  • SOONER: Um símbolo da revolução genética na raça Jersey

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    SOONER: Um símbolo da revolução genética na raça Jersey

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top