Lácteos e saúde: 3 alimentos que não podem faltar no seu dia a dia

Lácteos e saúde: 3 alimentos que não podem faltar no seu dia a dia

09 de janeiro, 2023

O principal objetivo de uma alimentação equilibrada é oferecer ao organismo os nutrientes necessários para mantê-lo bem e saudável, garantindo boa nutrição e funcionamento adequado. Além disso, uma boa rotina alimentar aumenta a disposição, autoestima, diminui o estresse e a ansiedade, melhora a qualidade do sono e ainda é capaz de prevenir uma série de doenças, como anemia, hipertensão, distúrbios metabólicos, problemas intestinais e resfriados recorrentes.

Uma dieta equilibrada, que inclua legumes, frutas e outros produtos naturais, é a melhor maneira de fornecer ao sistema imunológico vitaminas e minerais que vão fortalecê-lo. Produtos lácteos e fermentados contêm probióticos, também conhecidos como bactérias boas. Esses microrganismos vivos, quando administrados em quantidades adequadas, são capazes de regular a resposta do sistema imunológico.

Além de deliciosos, os laticínios também podem reduzir a ocorrência de doenças crônicas quando incluídos em um plano de alimentação saudável. Estudos mostram que alimentos lácteos ricos em nutrientes ajudam a reduzir o risco de hipertensão, doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2.

Hoje, existem empresas especializadas em produzir um portfólio diverso com alimentos lácteos e que tiram o melhor de cada ingrediente para oferecer opções personalizadas para diferentes rotinas, estilos e momentos da vida. O mais importante é focar no equilíbrio, seja na alimentação, buscando as melhores fontes de nutrição, seja nas demais áreas da vida, evitando estresse e outros hábitos degenerativos. Veja aqui três tipos de lácteos, naturalmente proteicos, que não podem faltar no seu dia a dia.

1. Iogurtes

Ótimo para ser consumido em lanches intermediários entre as principais refeições, pode ser combinado com frutas, preparar vitaminas, smoothies e incrementar saladas. O iogurte natural por exemplo, é bastante versátil (tem um sabor mais neutro), podendo ser usado em preparos salgados ou doces. Entre as opções existem ainda iogurtes sem lactose que podem ser consumidos por quem possui intolerância à lactose, ou para quem deseja uma alimentação ainda mais leve, com opções deliciosas para todos os momentos do dia.

2. Queijos

O queijo é uma ótima fonte de proteínas de alto valor biológico, cálcio e bactérias que ajudam a regular o intestino. Além disso, contém muitos outros nutrientes importantes, como fósforo, potássio, vitaminas D, A, B2 e B12. Uma dica é optar por versões mais leves para o dia a dia, como cottage, mussarela e queijo minas padrão ou minas frescal. O mercado já oferece produtos dessa categoria também com zero lactose. Basta escolher a melhor opção que combina com sua rotina e o seu momento.

3. Shakes Proteicos

Dados recentes mostram que mais da metade da população brasileira está acima do peso –realidade que também é observada no mundo inteiro. Opções nutritivas para sanar esse desafio, os shakes são superpráticos e podem ajudar a eliminar situações problemáticas, como pular o café da manhã. Porém, é preciso escolher o produto certo, que siga algumas especificações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em relação à quantidade de calorias e níveis de gorduras e açúcar, presença de vitaminas e minerais. Hoje, existem versões reforçadas com proteínas, que deixam a refeição ainda mais saudável e nutritiva.

 

Por Liz Galvão, nutricionista parceira da Verde Campo

*Liz Galvão é nutricionista parceira Verde Campo, pioneira no mercado de lácteos sem lactose e livre de conservantes – e-mail: verdecampo@nbpress.com.br.

 

  • Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

  • Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

  • Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top