Manejo do gado leiteiro em Israel

Manejo do gado leiteiro em Israel

29 de setembro, 2022

Em Israel, o clima é frio e chuvoso no inverno ou seco e quente no verão e, em geral, o país tem recursos hídricos limitados. Apesar dessas condições, a produção média de leite por vaca em Israel aumentou de forma significativa desde a década de 1950, de 4.000 kg por ano para mais de 12.000 kg em 2021.

Israel tem 2 sistemas de produção – as grandes unidades de fazendas coletivas (kibutz)  e os rebanhos familiares organizados em forma de cooperativa (moshav). Existem cerca de 270 kibutzim em Israel e aproximadamente 450 moshavim.

Um kibutz típico terá entre 500 a 900 animais e 8 ou 9 funcionários. As vacas são ordenhadas 3 vezes por dia. As fazendas Moshav tendem a ser menores, com cerca de 250 vacas e 3 ou 4 funcionários. Mas, ambas as comunidades tiveram que se adaptar a uma realidade social e econômica em rápida mudança.

Produção de leite

A produção total de leite em Israel é de cerca de 1,6 bilhão de litros por ano. Tecnologias avançadas, incluindo sistemas de ordenha e alimentação computadorizados, sistemas de resfriamento de vacas e equipamentos de processamento de leite, combinados com técnicas exclusivas de gerenciamento de fazendas, levaram a pecuária de leite israelense a se tornar líder global em eficiência, produção e sustentabilidade.

Toda a produção de laticínios é supervisionada pelo Conselho de Laticínios de Israel (Israeli Dairy Board – IDB), que pertence e é operado pelo governo de Israel, por grandes empresas de processamento e pelos próprios pecuaristas. De acordo com o IDB, os produtores estão sujeitos a cotas mensais para dividir o volume anual de produção de leite.

Por causa do seu clima e por ter um abastecimento limitado de água, Israel não é um produtor significativo de milho e nenhum milho é cultivado para uso na alimentação animal. Mas, sendo a principal commodity usada pela indústria de ração israelense, milho e outros grãos para alimentação de ruminantes devem ser importados.

Em todo o mundo, a inflação afetou os custos de alimentação dos produtores de leite e, por sua vez, os preços do leite ao consumidor. Em agosto de 2022, o IBD aprovou um aumento de 4,9% nos preços dos produtos lácteos em todo o país.

Espera-se que a taxa inflacionada se manteanha no mesmo patamar até maio de 2023.

 

Fonte: Dairy Global

Traduzido e adaptado pela Equipe do Canal do Leite

  • Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

  • Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

  • Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top