Manter as instalações limpas é crucial em uma fazenda de leite

Manter as instalações limpas é crucial em uma fazenda de leite

11 de novembro, 2021

Um velho ditado diz que "a limpeza Deus amou". Mas, na pecuária de leite, a limpeza é a chave para se manter o rebanho saudável e a fazenda lucrativa.

Os produtores conhecem os perigos potenciais de doenças que se espalham pelo rebanho. Uma vaca fora de combate, devido a problemas de saúde, representa um preço a ser pago na forma de perda de produção. Porém, quando a infecção se espalha pelo rebanho, ou mesmo no leite produzido, os custos podem ter um efeito desastroso para uma leiteria.

Neste contexto, as tecnologias que ajudam na limpeza dos ambientes são uma ótima ferramenta para minimizar as chances de infecção, mantendo o rebanho saudável e com o máximo de lucro para o produtor.

Scraper: dispositivo de limpeza que economiza tempo

O “scraper”, ou raspador de estrume, é um dispositivo de limpeza bastante utilizado nas fazendas de leite. Simples e eficiente, ele traz economia e facilidade para os produtores. O sistema reduz, de forma significativa, o tempo de limpeza, o que significa que os produtores podem gastar menos tempo removendo esterco e mais tempo desenvolvendo o negócio.

John e Mary Debauch, produtores de leite americanos, usam o sistema raspador da empresa Dairymaster e entendem que fizeram um bom investimento. “Anteriormente, usávamos um trator para raspar o esterco e demorava muito tempo, obviamente tínhamos que fazer isso enquanto as vacas estavam sendo ordenhandas. Mas, agora os scrapers limpam nosso barracão e funcionam 24×7; é muito bom. Essa é outra tarefa com a qual não precisamos nos preocupar. É um sistema bem construído, não há como ficar sem isso", comentam eles.

Um ambiente limpo economiza tempo e trabalho

A higiene no barracão é de extrema importância para a saúde e o bem-estar dos animais. Uma boa higiene pode ajudar no combate à mastite e a claudicação. O scraper está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, e as vacas não são perturbadas, permitindo que tenham um melhor conforto.

A velha tarefa executada duas vezes ao dia acabou. Agora, com o raspador funcionando, o produtor nem precisa mais pensar nisso. O dispositvo funciona quantas vezes por dia forem necessárias e faz um ótimo trabalho limpando os cantos.

Uma fazenda limpa significa menos infecções, despesas veterinárias mais baixas e mais leite de alta qualidade para o mercado. A limpeza pode estar "próxima de Deus", mas quando se trata da fazenda, a limpeza está próxima de mais lucro no final do ano.

 

Fonte: DairyMaster

  • Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

  • Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

  • Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top