Mastite: uma alternativa eficaz aos antibióticos

Mastite: uma alternativa eficaz aos antibióticos

30 de maio, 2022

A mastite ainda é uma das doenças que mais custam à indústria leiteira. O uso de antibióticos em vacas de leite tem levado ao aumento da resistência, apresentando um grande obstáculo ao tratamento da mastite. 

Por outro lado, mesmo quando os antibióticos funcionam, qualquer vaca tratada deve ser retirada da ordenha por um certo período, para evitar a contaminação do tanque de leite com resíduos. Além disso, os antibióticos não conseguem reparar o dano tecidual causado pela infecção.

Com a resistência bacteriana aos antibióticos crescendo a cada ano, é fundamental que soluções alternativas sejam encontradas para tratar a mastite. Em um estudo recente publicado no Journal of Applied Biochemistry and Biotechnology, os pesquisadores descobriram nano-colóides poliherbais como uma potencial ferramentas contra a mastite.

Nanocolóides polierbais (PHNc)

As combinações de diferentes ervas em uma única fórmula ajudam no tamponamento e no sinergismo, reduzindo os efeitos colaterais e agindo como um antagonista. No estudo, os pesquisadores avaliaram os efeitos combinados de 6 extratos de ervas, que foram utilizados para a formulação de nanocoloides poliherbais (PHNc), para controlar patógenos causadores de mastite bovina.

O nano-colóide poliherbal foi formulado usando as seguintes ervas: Syzygium aromaticum, Cinnamomum verum, Emblica officinalis, Terminalia belerica, Terminalia chebula e Cymbopogon citratus. A análise fitoquímica desses extratos polierbais mostrou a presença de fenóis, taninos, saponinas, flavonóides e esteróides, que são conhecidos por suas atividades antimicrobianas. 

O nano-colóide desencadeou efeitos toxicológicos nos organismos de teste. A toxicidade pode ser desenvolvida através da liberação de íons de prata e aumentando as espécies de ROS dentro da célula; os íons de prata podem interagir diretamente com macromoléculas biológicas e interromper as vias metabólicas normais, o que acaba por diminuir a atividade celular da bactéria. Além disso, fitocompostos presentes no extrato poliherbal e metais como C, S, Mg e Si atuam sinergicamente com a nanoprata e aumentam sua atividade antibacteriana.

O mecanismo das nanopartículas matando as bactérias foi explicado como a interação das nanopartículas com a membrana externa da parede celular bacteriana, seguida pela desintegração da membrana celular, desacelerando a via metabólica geral. Finalmente, o desempenho geral da célula é perturbado, levando à morte celular. A partir do experimento, concluiu-se que o PHNc é um potente agente bactericida.

Atividade antibiofilme

A formação de biofilme desempenha um papel importante na causa da infecção; é regulado por compostos de comunicação celular (quorum sensing) secretados pelo organismo em resposta a sinais, quando um certo limite populacional é atingido. O efeito antibiofilme do PHNc foi determinado com diferentes concentrações.

A partir do teste fitoquímico realizado no estudo, foi confirmado que o nanocolóide contém fenóis, taninos, esteróides e saponinas que funcionam sinergicamente como um supressor de quorum. Além disso, alguns relatos sustentam o fato de que compostos fenólicos podem interromper gradativamente o processo de formação do biofilme.

“A partir deste experimento, podemos concluir que a PHNc pode ser uma potente alternativa ecologicamente correta para controlar a formação de biofilme causada por organismos patogênicos, o que pode ser o tratamento econômico para controlar a propagação de doenças em bovinos por meio da transmissão e prevenção. de transmissão de patógenos do leite para humanos”, concluíram.

Em conclusão, o nanocoloide poliherbal mostrou potente atividade bacteriostática, bactericida e antibiofilme contra patógenos causadores de mastite. Portanto, uma nova combinação de nanocoloides poliherbal pode ser uma alternativa eficaz aos antibióticos na prevenção da mastite, bem como na prevenção do surto de patógenos humanos transmitidos pelo leite – aumentando a segurança dos produtos lácteos. Os pesquisadores acreditam que uma produção em massa dos nano-colóides poderia ser comercializada como uma aplicação tópica para prevenir a propagação da mastite e reduzir a perda econômica da mastite na indústria de laticínios.

 

Fonte: Dairy Global

Disponível em: https://www.dairyglobal.net/health-and-nutrition/health/prevent-mastitis-an-effective-alternative-to-antibiotics/

  • Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

  • Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

  • Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top