"Minas Grita Pelo Leite": um pedido de socorro do setor leiteiro

18 de março, 2024

A cadeia produtiva do leite de Minas Gerais está pedindo socorro. O setor leiteiro do estado que mais produz leite no Brasil enfrenta uma crise de proporções alarmantes.
A Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) liderou um movimento nacional - o ‘Minas Grita pelo Leite’ - para pressionar o Governo Federal e socorrer os produtores de leite mineiros e de outros estados. Sob o lema "Minas Grita Pelo Leite", produtores de leite, trabalhadores e líderes do setor uniram forças para não apenas chamar a atenção, mas também exigir medidas concretas para resgatar uma cadeia produtiva que está no cerne da identidade econômica e cultural do estado.

Neste dia 18 de março, mais de 7 mil representantes do setor leiteiro reuniram-se no parque da Gameleira com um propósito claro: expressar a indignação do setor e solicitar uma atenção especial da comunidade, bem como dos líderes classistas e políticos.

Durante o evento "Minas Grita pelo Leite", o governador Romeu Zema anunciou a retirada do incentivo fiscal de ICMS para laticínios que importam leite. Essa medida implica que essas empresas não mais terão benefícios fiscais ao importar leite para Minas Gerais, o que pode impactar sua competitividade e lucratividade. A decisão foi tomada com o intuito de proteger a produção local de leite e e equilibrar a competitividade dos produtos lácteos nacionais frente aos importados.

 

 

Raízes da Crise

Preços Voláteis: As flutuações constantes nos preços do leite têm golpeado violentamente a renda dos produtores, empurrando muitos à beira da falência.

Elevados Custos de Produção: O aumento nos custos de alimentação animal, energia e combustíveis tem corroído as margens de lucro dos fazendeiros, tornando a produção cada vez mais insustentável.

Concorrência Desleal: A inundação do mercado com importações de leite e produtos lácteos mais baratos de outros países, mais precisamente do MERCOSUL, tem minado severamente a competitividade dos produtos lácteos brasileiros.

Infraestrutura Deficiente: A falta de investimentos em infraestrutura e tecnologia tem atrasado significativamente a modernização e a eficiência da produção de leite em Minas Gerais.

Impactos Sociais e Econômicos: Com a diminuição da renda do leite pelos produtores, quase a totalidade dos municípios do estado sofrem com baixas no consumo observados nos comércios locais.

Desemprego em Massa: O declínio do setor leiteiro tem desencadeado uma onda de desemprego nas áreas rurais, lançando comunidades inteiras em crises financeiras e sociais.

Êxodo Rural: A escassez de oportunidades econômicas tem forçado muitos jovens a abandonarem o campo em busca de emprego nas cidades, resultando no esvaziamento progressivo das áreas rurais.

Perda de Identidade: Além de ameaçar os meios de subsistência das famílias, a crise no setor leiteiro está diluindo uma tradição enraizada na história e na cultura de Minas Gerais.

 

Em Busca de Soluções

Diante desses desafios, os produtores de leite de Minas Gerais estão se mobilizando para exigir mudanças imediatas. A campanha "Minas Grita Pelo Leite" tem como objetivo não apenas sensibilizar as autoridades governamentais e a sociedade em geral, mas também pressioná-las a adotar medidas urgentes para revitalizar o setor.

 

Demandas dos Produtores

Garantia de Preços Justos: Os produtores exigem políticas que assegurem preços estáveis e remuneradores para o leite, protegendo-os das oscilações do mercado.

Incentivos Fiscais e Acesso ao Crédito Rural: Eles clamam por incentivos fiscais e acesso facilitado ao crédito para investimentos em infraestrutura, tecnologia e capacitação.

Restrições às Importações: Solicitam medidas para conter a entrada massiva de produtos lácteos estrangeiros que competem de maneira desleal com a produção nacional.

Investimentos em Infraestrutura e Capacitação: Exigem a implementação de programas robustos de investimento em infraestrutura e capacitação, visando aumentar a eficiência e a competitividade do setor local.

 

Perspectivas para o Futuro

A crise no setor leiteiro de Minas Gerais representa um desafio crucial não apenas para o estado, mas para todo o país. A forma como esses desafios são enfrentados e as soluções implementadas determinarão não apenas o destino dos produtores de leite, mas também a sustentabilidade econômica e social das comunidades rurais em todo o território nacional. É imperativo ouvir o clamor de Minas e agir com determinação antes que seja tarde demais.

 

 

Equipe Canal do Leite

  • Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

  • Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

  • Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top