Ministério da Cidadania destina 130 milhões para compra de leite de pequenos produtores
06 de julho, 2020
Através da Resolução nº 82 do Ministério da Cidadania, publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 1º de julho de 2020, o Governo Federal está viabilizando a aquisição de 130 milhões de reais em leite de pequenos produtores rurais.
O Grupo Gestor do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) estabeleceu as normas e procedimentos referentes à modalidade “Incentivo à Produção e Consumo de Leite”, no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA-Leite), conforme o disposto na referida resolução.
Em função da pandemia Covid-19, por proposta do MAPA, o Governo Federal abriu um crédito extraordinário de 500 milhões para o PAA, sendo 220 milhões para compra de alimentos de agricultores familiares organizados em associações e cooperativas, 150 milhões para compra de alimentos de produtores familiares individuais e 130 milhões para a compra de leite de agricultores familiares, empreendedores familiares rurais, cooperativas e outras organizações que tenham declaração de aptidão ao Pronaf.
Esta é uma das medidas propostas pelo MAPA com participação e apoio de entidades como a ABRALEITE, no combate aos problemas gerados pela pandemia.
Em conversa com o presidente da ABRALEITE, o Secretário Nacional de Inclusão Social e Produtiva do Ministério da Cidadania, Enio Marques Pereira, comentou "Essa resolução inova ao estabelecer critérios claros que garantirão transparência e atendimento aos produtores e localidades com maiores graus de vulnerabidade".
Veja a publicação no DOU pelo link abaixo:
-
Resolução 82 do Ministério da Cidadania - PAA Leite
Leite PAA.pdf (431,41 KB)
Fonte: ABRALEITE – Associação Brasileira dos Produtores de Leite