Ministério da Economia atende pleito do setor leiteiro e retorna a alíquota sobre as importações de queijos

Ministério da Economia atende pleito do setor leiteiro e retorna a alíquota sobre as importações de queijos

11 de maio, 2022

Em 10 de maio, o setor leiteiro recebeu com um certo alívio a confirmação do Ministro Paulo Guedes e sua equipe, sobre a revogação da Resolução Gecex 272, a qual havia retirado a alíquota de importação de queijos muçarela. 

 

Esta conquista ocorreu por conta do esforço de várias entidade ligadas ao setor, especialmente a ABRALEITE (Associação Brasileira dos Produtores de Leite). Em março, a ABRALEITE – através do seu presidente, Geraldo Borges – havia enviado ofícios aos ministros da Economia e da Agricultura, pedindo a revogação da Resolução Gecex que isentava os queijos muçarela. Além dos ofícios, foi elaborada também uma nota técnica ao Gecex, em conjunto com as entidades componentes da Câmara Setorial do Leite do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Geraldo Borges participou de diversas reuniões e audiências em Brasília, entre os dias 24/03 a 10/05, para conscientizar o governo e concedeu muitas entrevistas a diversos veículos de comunicação, repercutindo o risco que essa medida traria ao setor, além de que ela não teria efeito algum para redução da inflação dos alimentos, como era a motivação do Ministério da Economia.

Após a confirmação da revogação da medida, a ABRALEITE agradeceu os esforços e o apoio das deputadas Tereza Cristina e Aline Sleutjes, que se empenharam e ajudaram a associação, e de outras entidades do setor, que se uniram neste pleito. O ministro da Economia, Paulo Guedes, sua equipe também foram elogiados pela ABRALEITE, por ouvirem o setor e tomarem a decisão certa, retirarando os queijos muçarela da medida e retornando a alíquota de importação desses queijos.

 

Fonte: Abraleite – Associação Brasileira dos Produtores de Leite

 

  • Importações e exportações de leite em pó aumentam com força em maio

    Importações e exportações de leite em pó aumentam com força em maio

    O déficit da balança comercial se elevou em 7,1% em volume de abril para maio, chegando a 169,4 milhões de litros em equivalente leite, o que representa saldo negativo de US$ 75,7 milhões.

  • CEPEA: Preço do leite ao produtor segue em queda

    CEPEA: Preço do leite ao produtor segue em queda

    Apesar de atípica para o período, a baixa nos valores pagos ao produtor era esperada pelos agentes do setor e ocorre em função do aumento da oferta e do enfraquecimento na demanda por lácteos na ponta final da cadeia. 

  • Panorama atual do consumo de lácteos no mundo

    Panorama atual do consumo de lácteos no mundo

    A média mundial de consumo de lácteos é hoje de 183 litros por habitante/ano. Acima desse indicador temos Irlanda, com 601 litros, e Dinamarca, com 507 litros; abaixo, Gana e Zimbábue, com menos de 10 litros. O Brasil, na 57ª posição no ranking global, detém a marca de 188 litros.

  • Sybil’s Gamboge: O touro de mais de 1 milhão de dólares

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Sybil’s Gamboge: O touro de mais de 1 milhão de dólares

  • Marlu Milestone e o imenso legado da Fazenda Marlu

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Marlu Milestone e o imenso legado da Fazenda Marlu

  • SOONER: Um símbolo da revolução genética na raça Jersey

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    SOONER: Um símbolo da revolução genética na raça Jersey

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top