Ministério da Economia atende pleito do setor leiteiro e retorna a alíquota sobre as importações de queijos
11 de maio, 2022
Em 10 de maio, o setor leiteiro recebeu – com um certo alívio – a confirmação do Ministro Paulo Guedes e sua equipe, sobre a revogação da Resolução Gecex 272, a qual havia retirado a alíquota de importação de queijos muçarela.
Esta conquista ocorreu por conta do esforço de várias entidade ligadas ao setor, especialmente a ABRALEITE (Associação Brasileira dos Produtores de Leite). Em março, a ABRALEITE – através do seu presidente, Geraldo Borges – havia enviado ofícios aos ministros da Economia e da Agricultura, pedindo a revogação da Resolução Gecex que isentava os queijos muçarela. Além dos ofícios, foi elaborada também uma nota técnica ao Gecex, em conjunto com as entidades componentes da Câmara Setorial do Leite do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Geraldo Borges participou de diversas reuniões e audiências em Brasília, entre os dias 24/03 a 10/05, para conscientizar o governo e concedeu muitas entrevistas a diversos veículos de comunicação, repercutindo o risco que essa medida traria ao setor, além de que ela não teria efeito algum para redução da inflação dos alimentos, como era a motivação do Ministério da Economia.
Após a confirmação da revogação da medida, a ABRALEITE agradeceu os esforços e o apoio das deputadas Tereza Cristina e Aline Sleutjes, que se empenharam e ajudaram a associação, e de outras entidades do setor, que se uniram neste pleito. O ministro da Economia, Paulo Guedes, sua equipe também foram elogiados pela ABRALEITE, por ouvirem o setor e tomarem a decisão certa, retirarando os queijos muçarela da medida e retornando a alíquota de importação desses queijos.
Fonte: Abraleite – Associação Brasileira dos Produtores de Leite