Morre George Malkemus, um dos donos da histórica Fazenda Arethusa

Morre George Malkemus, um dos donos da histórica Fazenda Arethusa

17 de setembro, 2021

É com pesar que a página da Fazenda Arethusa no facebook comunicou – na data de hoje (17/09) – a morte de George Malkemus. Ele faleceu ontem à noite, em sua casa na cidade de Nova York, após uma longa batalha contra o câncer.

Segundo a publicação, "George era muito reservado e preferia não incomodar ninguém com seus problemas de saúde. Porém, durante sua doença, ele e Tony [Anthony Yurgaitis] trabalharam juntos planejando e assegurando o futuro da Fazenda Arethusa”.

“Mesmo em nosso luto, honraremos George e seu legado, seguindo seus desejos de celebrar sua vida e continuar a servir nossa comunidade – o melhor que a Arethusa tem a oferecer”, finaliza a publicação.  

Há pouco mais de 20 anos, George Malkemus e Anthony Yurgaitis eram apenas dois empresários poderosos que, de certa forma, colocavam o mundo ao seus pés. Como presidente e vice-presidente, respectivamente, da Manolo Blahnik – renomada fabricante de sapatos de luxo – nas Américas do Norte e do Sul.

Eles viajavam ao redor do mundo, mas – sempre que possível – davam uma escapada para Connecticut (EUA), onde compraram uma fazenda em 1999. Não uma fazenda qualquer, mas a famosa Arethusa Farm na cidade de Litchfield.

Um pouco mais tarde, eles expandiram os empreendimentos na região, abrindo lojas e um restaurante na cidade de Bantam.

A Fazenda Arethusa

A histórica Arethusa Farm foi originalmente estabelecida pela família Webster em 1868. A família havia vendido a propriedade e, com o passar dos anos, ela se deteriorou muito. Mas, George e Tony não podiam suportar a ideia de Litchfield perder aquele lugar maravilhoso. E, conforme eles costumavam dizer, "desde aquele dia fatídico, parece que cada dia foi um novo começo".

Em pouco tempo, ficou claro para eles que a Arethusa deveria voltar a ser uma fazenda leiteira, como foi por mais de cem anos. Sua primeira incursão na produção de leite foi bastante simples, apenas cinco vacas perambulando pelas pastagens montanhosas. Mas, uma coisa levou a outra e logo os velhos celeiros foram reformados e novos adicionados, até que se tornaram a moradia para mais de 300 vacas de leite de altíssima genética, das raças Holandesa, Jersey e Pardo Suiça.

Desde o início, eles sempre estiveram comprometidos em fornecer um excelente nível de cuidado ao rebanho e não demorou muito para que esses altos padrões fossem recompensados, tanto na produção de leite (de grande qualidade) como na geração de animais muilti-campeõs.​

Foram esses produtos excepcionais que os levaram a construir uma pequena fábrica de laticínios, no histórico quartel de bombeiros, e uma requintada loja de produtos lácteos premium em Bantam. 

Com o sucesso do laticínio, em 2014, eles inauguraram o premiado restaurante Arethusa al tavolo e, mais recentemente, a padaria “a mano”. Finalmente, quando eles achavam que não haveria mais expansões, surgiu a oportunidade de abrir uma segunda loja no centro da cidade de New Haven.

E, à medida que a família de empresas continuava a crescer, cada novo empreendimento era impulsionado pelo desejo de compartilhar a qualidade dos produtos Arethusa com os clientes e amigos.

A lendária vaca Veronica

Entre tantas vacas fantásticas criadas e desenvolvidas na Arethusa Farm, uma delas se destacou sobremaneira e atingiu o status de lenda na sua raça: Huronia Centurion Veronica.

Fantástica nas pistas e na produção, Veronica faz parte do seleto grupo das 6 vacas Jersey que atingiram a classificação EX-97 (escore máximo possível) nos Estados Unidos. Ela foi, por exemplo, 3 vezes Grande Campeã e 1 vez Campeã Suprema da World Dairy Expo (em Madison – EUA), a principal exposição de leite no mundo.

Mas, talvez seja sua progênie excepcional que a tornou lendária. Veronica tem 23 filhos em centrais de IA e, de suas 49 filhas, 36 foram classificadas "Excelente" – sendo 1 "EX-96", 5 "EX-95" e outras 8 "EX-93" e "EX-94". Alias, as gerações de sua descendência continuam a causar impacto na raça Jersey, ajudando a impulsionar a produção de leite ao redor do globo.

  • Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

  • Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

  • Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top