Mosca-dos-chifres pode derrubar produção de leite em até 20%

Mosca-dos-chifres pode derrubar produção de leite em até 20%

03 de junho, 2021

A mosca-dos-chifres é um dos parasitas que mais promove prejuízos ao pecuarista, atacando os rebanhos de leite e de corte de todo o Brasil. Uma única fêmea da mosca pode promover 40 picadas dolorosas por dia.

Esses ataques incessantes prejudicam o bem-estar dos animais, gerando perdas de produtividade, afetando a saúde das vacas e representando um grave risco para a produção leiteira. Sem um controle adequado, o parasita pode ocasionar perdas de até 20% na produção.

“Com base na produção leiteira atual do país, que segundo o IBGE é de 34,9 bilhões de litros de leite, a infestação da mosca-dos-chifres poderia causar a perda de mais de 6 bilhões de litros por ano, prejuízo equivalente a mais R$ 10 bilhões”, destaca o médico veterinário Humberto Moura, gerente da empresa Vetoquinol Saúde Animal.

A mosca-dos-chifres, cujo nome científico é Haematobia irritans, é pequena no tamanho (mede entre 2 e 4 milímetros), mas seu impacto negativo pode ser decisivo para o sucesso de uma fazenda leiteira. Disseminada em todo o território nacional, irrita as vacas durante todo o seu ciclo de parasitismo, que varia de 3 a 7 semanas.

“A mosca-dos-chifres causa muito estresse nos animais e prejudica consideravelmente o bem-estar, produtividade e a saúde das vacas em lactação. Além das perdas em produtividade no leite, os bezerros de vacas com infestação são afetados com baixo peso a desmama e pela transmissão de doenças, como a anaplasmose”, afirma Humberto Moura.

 

Fonte: Revista Rural

Foto: G1

  • Qualidade do leite - por qual motivo devemos nos preocupar com isso? 9 informações importantes

    Gabriel Augusto Marques Rossi

    Médico Veterinário - Professor Dr. Unesp/Jaboticabal

    Qualidade do leite - por qual motivo devemos nos preocupar com isso? 9 informações importantes

  • As linhagens que mais influenciaram a raça Jersey no mundo

    Marcelo de Paula Xavier

    Produtor Rural, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    As linhagens que mais influenciaram a raça Jersey no mundo

  • Tipos de silagens de milho

    João Ricardo Alves Pereira

    Zootecnista, Doutor em Nutrição Animal e Pastagens

    Tipos de silagens de milho

Proluv
Top