O custo de produção de leite tem alta de 1,4% em janeiro

O custo de produção de leite tem alta de 1,4% em janeiro

07 de fevereiro, 2023

Após quatro meses seguidos de queda, o custo de produção de leite voltou a apresentar variação positiva. Em janeiro, o ICPLeite/Embrapa registrou uma variação de 1,4%. Os custos da Mão de obra e dos itens que compõem o grupo “Qualidade do leite” foram os principais responsáveis por esse aumento.

A inflação do mês de janeiro de 2023 superou a inflação do segundo semestre de 2022, que foi de 1,2%. Entre janeiro de 2022 e janeiro de 2023, o ICPLeite/Embrapa registrou inflação zero.

Reajuste do salário mínimo impactou o grupo Mão de obra

A alta do custo de produção de leite do mês de janeiro foi resultante, principalmente, do reajuste do salário mínimo, que foi de 7,4%. O impacto deste reajuste no grupo “Mão de obra” foi de 6,1% e foi percebido na folha de pagamento de funcionários fixos, mas não foi estendido ao pagamento dos diaristas, cujo o valor permaneceu o mesmo do mês anterior.

O grupo “Qualidade do leite” variou 5,3% em virtude do aumento dos preços de itens de higiene da ordenha. Outros três grupos tiveram variações positivas, mas abaixo da inflação do mês: “Minerais”, “Volumosos” e “Energia e Combustíveis”. Dois grupos registraram queda de preços: “Concentrado” (-0,4%) e “Sanidade e reprodução” (-0,1%). Os dados constam do Gráfico 1.

No acumulado de doze meses, quatro grupos que compõem o ICPLeite/Embrapa variaram positivamente. “Qualidade do leite” foi o que apresentou o maior acúmulo, com a inflação de 24,0%, seguido do grupo “Mão de obra”, que variou 14,1%. Os grupos “Minerais” e “Sanidade e reprodução”, acumularam variação anual de 13,6% e 9,1%, respectivamente.

Três grupos apresentaram deflação e compensaram a elevação de custos dos grupos citados. O grupo “Energia e combustível” foi o que registrou maior queda e variou -14,0%. A alimentação registrou deflação anual. O grupo “Volumosos” teve queda de 11,5% e o grupo “Concentrado”, que possui o maior peso relativo na ponderação do índice, apresentou variação de -2,9%. Os dados constam do Gráfico 2.

O Gráfico 3 mostra que, entre Janeiro/22 e janeiro/23, foram registrados três períodos distintos na evolução dos custos de produção de leite. Os custos cresceram continuamente até abril/22 e caíram continuamente, a partir daí, até julho/22, numa trajetória inversa do esperado. Pois, o fim do período de chuvas no centro-sul do Brasil corresponde, sempre, a um aumento nos custos de produção.

Em julho/22 foi mais barato produzir leite que em janeiro/22. Este fenômeno raro se deu em função de queda nos custos de aquisição, principalmente soja e milho. Em agosto houve elevação de custos. Mas, nos quatro meses seguintes houve queda nos custos de produção, com reversão de tendência em janeiro/22.

 

 

Fonte: Centro de Inteligência do Leite (CILeite/Embrapa)

  • Importações e exportações de leite em pó aumentam com força em maio

    Importações e exportações de leite em pó aumentam com força em maio

    O déficit da balança comercial se elevou em 7,1% em volume de abril para maio, chegando a 169,4 milhões de litros em equivalente leite, o que representa saldo negativo de US$ 75,7 milhões.

  • CEPEA: Preço do leite ao produtor segue em queda

    CEPEA: Preço do leite ao produtor segue em queda

    Apesar de atípica para o período, a baixa nos valores pagos ao produtor era esperada pelos agentes do setor e ocorre em função do aumento da oferta e do enfraquecimento na demanda por lácteos na ponta final da cadeia. 

  • Panorama atual do consumo de lácteos no mundo

    Panorama atual do consumo de lácteos no mundo

    A média mundial de consumo de lácteos é hoje de 183 litros por habitante/ano. Acima desse indicador temos Irlanda, com 601 litros, e Dinamarca, com 507 litros; abaixo, Gana e Zimbábue, com menos de 10 litros. O Brasil, na 57ª posição no ranking global, detém a marca de 188 litros.

  • Sybil’s Gamboge: O touro de mais de 1 milhão de dólares

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Sybil’s Gamboge: O touro de mais de 1 milhão de dólares

  • Marlu Milestone e o imenso legado da Fazenda Marlu

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Marlu Milestone e o imenso legado da Fazenda Marlu

  • SOONER: Um símbolo da revolução genética na raça Jersey

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    SOONER: Um símbolo da revolução genética na raça Jersey

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top