O interesse pelos lácteos na Quaresma

O interesse pelos lácteos na Quaresma

27 de abril, 2023

A Quaresma e a demanda por lácteos

Quando se fala do consumo de alimentos, diversos fatores podem influenciar. Alguns produtos apresentam variação no consumo segundo as estações do ano, datas comemorativas, entre outras questões.

Neste mês, o Observatório do Consumidor (OC) avaliou o interesse por lácteos durante a período da Quaresma. O período quaresmal ou Quaresma é o período do ano que antecede a Páscoa cristã, possuindo, tradicionalmente, 40 dias de duração, que vai geralmente de fevereiro a abril. A Igreja prega a adoção de 3 pilares na quaresma: oração, caridade e jejum.

Mas, será que esse jejum está sendo seguido no Brasil atualmente? Será que isso interfere no interesse e, consequentemente, no consumo de leite e seus derivados?

A Figura 1 apresenta a evolução do total de tweets sobre leite e derivados no período quaresmal dos últimos 3 anos. Observa-se maior interesse por lácteos no ano de 2022. No entanto, vale ressaltar que - em 2021 - o OC ainda não monitorava as menções a bebidas lácteas e leite fermentado. Já, o reduzido número de postagens em 2023 deve-se a mudanças administrativas na rede social Twitter que resultaram tanto na saída de usuários da rede, quanto na redução do número de postagens.

Lácteos de maior interesse na Quaresma

Nos últimos 3 anos, não é possível identificar um padrão entre o interesse por lácteos na Quaresma. Em 2021, o lácteo mais mencionado no Twitter neste período foram os queijos. Sozinha, a categoria queijos, respondeu por 57% das postagens sobre lácteos.

No entanto, em 2022, esse cenário mudou. Apesar de terem sido bastante citados, os queijos (com 12%) perderam espaço para iogurte e leite, que responderam por 13% (cada um) dos tweets sobre lácteos no período quaresmal.

Em 2023, o interesse dos consumidores mudou novamente. Neste ano, o produto mais citado foi sorvete, seguido de perto por leite e queijos.

Os principais acompanhamentos do lácteos

Os produtos mais citados como acompanhamentos dos lácteos no período quaresmal dos últimos 3 anos foram os panificados, o que remete à realização de lanches pelos consumidores.

No entanto, pode-se observar também em destaque, a categoria "outros alimentos preparados", na qual se enquadra, por exemplo, os ovos de Páscoa e outros quitutes típicos desse período.

Esse resultado indica uma oportunidade para empresas do setor investirem no marketing associado a estes produtos nos próximos anos.

Características dos lácteos mais mencionadas na Quaresma

Apesar de ser um período em que se prega o jejum, os tweets sobre lácteos na Quaresma focam principalmente no atributo "sabor", sugerindo assim, que os consumidores estão se permitindo certas indulgências nesse período.

O segundo atributo mais citado no Twitter foi a embalagem. Esse resultado, associado ao sabor, e ao destaque dos "outros alimentos preparados" na figura anterior, fortemente indicam que há associação dos lácteos com ovos de Páscoa, bombons e outras guloseimas próprias dessa época do ano. Além disso, indica um consumo de lácteos muito associado ao prazer, típico dos produtos elaborados para a celebração de Páscoa.

 

Fonte: Centro de Inteligência do Leite (CILeite/Embrapa)

  • Vierra Dairy Farm: um meteoro que caiu na raça Jersey

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Vierra Dairy Farm: um meteoro que caiu na raça Jersey

  • BERRETTA: Um touro que mudou a raça Jersey

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    BERRETTA: Um touro que mudou a raça Jersey

  • O incrível rebanho dos recordes que revolucionou a produção leiteira da raça Jersey no mundo

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    O incrível rebanho dos recordes que revolucionou a produção leiteira da raça Jersey no mundo

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top