O Observatório do Consumidor analisa como o verão influencia os hábitos de consumo de lácteos

O Observatório do Consumidor analisa como o verão influencia os hábitos de consumo de lácteos

28 de janeiro, 2023

Nesta edição, o Observatório do Consumidor (OC) analisa como o verão influencia os hábitos de consumo de lácteos. Sorvete, lácteos indulgentes e queijos se destacam no verão brasileiro. O maior interesse sobre o tema é de homens da geração do Milênio.

Os lácteos no verão: Uma análise do primeiro trimestre de 2021 e 2022

A chegada do verão e das férias escolares e a expectativa para o Carnaval fazem parte do cenário dos consumidores brasileiros nos primeiros meses do ano, influenciando os hábitos de consumo.

Para auxiliar as tomadas de decisões do setor, neste mês, o OC buscou identificar os padrões de consumo de lácteos no verão, a partir de publicações sobre leite e derivados feitas pelos usuários do Twitter no primeiro trimestre de 2021 e 2022.

Os dados mostram que o leite e seus derivados possuem boa reputação entre os internautas deste estudo. As postagens com conteúdos neutro e positivo somaram 84% do total (em 2021) e 87% (em 2022), revelando o apreço da maioria dos consumidores a este grupo de alimentos.

De um ano para o outro, houve um aumento de 30% no total de tweets relacionados aos produtos lácteos, com todos os meses do primeiro trimestre de 2022 apresentando mais de 800.000 postagens nesta rede social. O mês de fevereiro/22 apresentou a maior variação do trimestre, 47% quando comparado a fevereiro/21, conforme Figura 1.

Entre os derivados lácteos mais comentados no Twitter (Figura 2), o queijo lidera o ranking nos dois anos, apresentando, 7% mais menções em 2022 do que no ano anterior. Como os queijos são a categoria de produtos lácteos mais citados no ano todo, o resultado da presente análise indica que o interesse pelo produto não é sazonal e se destaca mesmo no período mais quente do ano. O sorvete fica na segunda posição, com o número de citações mantendo-se estável nos dois períodos.

A Figura 3 apresenta as características mais citadas dos derivados lácteos nos dois períodos e a variação entre eles. Nos dois anos, as maiores quantidades de menções foram sobre "Sabor" e "Cor", o que fornece indícios de uma busca por indulgência no verão. Quanto à variação entre os anos, os maiores aumentos foram observados nas características "Fungo", "Maturado" e "Selo-arte", o que sugere um incremento de usuários mais informados na rede.

Perfil e engajamento dos usuários

No primeiro trimestre de 2022 , o número de usuários do Twitter que mencionaram os derivados lácteos aumentou 8% em comparação ao mesmo período do ano anterior, enquanto o número de tweets cresceu 30%, conforme informado anteriormente. Isso demonstra maior engajamento dos consumidores com o tema, já que a média de postagens por pessoa aumentou 20%.

Os homens foram maioria ao falar de leite e derivados, nos dois últimos verões, e a proporção entre os sexos dos usuários foi mantida nos dois períodos. Assim, mais de 2/3 das postagens sobre lácteos no Twitter, foram feitas por homens.

Quanto à idade dos usuários, houve pequenas mudanças de um período para o outro, porém mantendo-se a mesma proporção entre as gerações. Aqueles que pertencem à geração Y, também chamados de Milênios (nascidos entre 1980 e 1995) foram os que mais se manifestaram a respeito do tema, representando 80% das menções sobre lácteos em 2021 e 79% em 2022. Em seguida, vem a geração X (nascidos entre 1960 e 1981), cujo número de menções aumentou de 16% em 2021 para 19% em 2022.

Com os dados da distribuição da população em território nacional, do Censo realizado pelo IBGE (2022), foi possível identificar onde se localizam os usuários mais engajados com o tema no ano de 2022, dividindo-se o número de tweets publicados no estado por sua população. Conforme observa-se na Figura 4, os usuários do Rio de Janeiro, Distrito Federal, Alagoas e Rio Grande do Norte mostraram-se os mais engajados do País, com respectivamente 4,9; 4,3; 3,9 e 3,8 tweets por cada mil habitantes.

Opiniões e preferências de consumo

O OC analisou as nuvens de palavras geradas com base nos tweets relacionados aos lácteos nos dois últimos verões. Conforme esperado, o sorvete fica em destaque na estação mais quente do ano.

Percebe-se, ainda, pelas palavras adjacentes que o interesse dos usuários do Twitter está muito associado ao prazer e à indulgencia nos dois períodos (Figuras 5 e 6), o que pode ser observado pelas palavras condensado, pipoca, brigadeiro, etc. Esse resultado reforça o encontrado com a análise das características mais citadas (sabor e cor).

Assim, os resultados desta análise do OC sugerem que o sorvete e os lácteos indulgentes, além dos queijos, se destacam no verão brasileiro. Além disso, é possível perceber um interesse maior dos homens da geração do Milênio nos derivados do leite durante o primeiro trimestre do ano.

 

 

Fonte: Centro de Inteligência do Leite (CILeite/Embrapa)

  • Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

  • Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

  • Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top