Preços do leite sobem pelo terceiro mês consecutivo no Brasil

Preços do leite sobem pelo terceiro mês consecutivo no Brasil

07 de março, 2020

O preço do leite pago aos produtores brasileiros em fevereiro (referente ao volume produzido em janeiro) atingiu R$ 1,4175 por litro na média líquida do Brasil, 3,6% a mais (quase cinco centavos) em relação ao preço pago em janeiro, segundo dados do CEPEA. A tendência de alta nas cotações, observada por três meses consecutivos, é influenciada pela forte concorrência entre os laticínios por leite, em um contexto de baixa oferta.

A produção de leite voltou a diminuir no Brasil entre dezembro e janeiro. O Índice de Produção de Leite (ICAP-L) caiu 3,7% sobre a “média brasileira”, sendo que a produção foi menor em todos os estados pesquisados ​​pelo CEPEA. Esta queda está ligada, entre outros fatores, ao clima instável e às chuvas.

Vale ressaltar que, no sul do Brasil, o suprimento de leite deve continuar baixo nos próximos meses, pois esta região enfrentou uma seca severa por vários meses, o que dificultou a atividade como um todo.

Além disso, os altos custos de produção e o abate de vacas leiteiras (incentivados pelos altos preços dos bovinos de corte no mercado) influenciaram as decisões dos produtores nos últimos meses. É importante destacar que, em função das dificuldades observadas em anos anteriores, os investimentos de longo prazo na produção de leite foram reduzidos, o que atualmente limita o potencial crescimento da atividade.

 

Fonte: CEPEA/ESALQ

  • Etapas de higienização por sistema Clean in Place (CIP) e latão ao pé

    Gabriel Augusto Marques Rossi

    Médico Veterinário - Professor Dr. Unesp/Jaboticabal

    Etapas de higienização por sistema Clean in Place (CIP) e latão ao pé

  • EUA: Jersey bate todos os recordes de produção mais uma vez

    Marcelo de Paula Xavier

    Produtor Rural, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    EUA: Jersey bate todos os recordes de produção mais uma vez

  • Velocidade de ordenha e lesões nos tetos

    Jeferson Luiz Piccoli

    Especialista em Sistemas de Ordenha

    Velocidade de ordenha e lesões nos tetos

Proluv
Top