Preços no mercado lácteo em queda e arroba de boi com ligeira melhora
09 de julho, 2023
Os preços dos derivados lácteos no mercado atacadista registraram nova queda ao longo de junho. No mercado spot a cotação também foi pressionada negativamente. As importações continuam elevadas, com volumes entre 200 e 250 milhões de litros-equivalente no mês. A valorização recente do real, o menor preço relativo no Mercosul e o crescimento sazonal da produção na Argentina acabam estimulando as compras. Neste momento, o crescimento da safra do Sul somado a alta nas importações seguem aumentando a disponibilidade interna e reduzindo os preços. No varejo, os preços ao consumidor vêm mostrando recuo, mas em ritmo inferior ao dos outros elos da cadeia produtiva.
Conseleites indicam recuo nos preços
As sinalizações dos Conseleites, para o pagamento do leite entregue em junho, indicaram para um novo recuo nos preços ao produtor. O mercado lácteo segue fraco, com maior disponibilidade interna e já com expectativa de início do período de safra, o que tem um efeito negativo nos preços.
Milho e soja mantêm cotação mais baixa, de olho no clima dos EUA
Nos mercados de milho e farelo de soja os preços seguiram mais baixos ao longo do mês. A soja registrou pequena valorização na comparação com maio. O milho registrou alta na primeira quinzena e voltou a recuar no final de junho. As atenções se voltaram para as condições meteorológicas nos Estados Unidos, devido à menor umidade no solo em importantes estados produtores. As condições de tempo acabaram gerando maior volatilidade nas cotações. No mercado pecuário houve maior sustentação de preços da arroba de boi gordo, com menor volume de animais ofertados para abate.
Fonte: Centro de Inteligência do Leite (CILeite/Embrapa)