Projeto para caracterização do queijo Cabacinha no Vale do Jequitinhonha

Projeto para caracterização do queijo Cabacinha no Vale do Jequitinhonha

12 de dezembro, 2021

Um projeto, coordenado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), vai promover a caracterização do Queijo Cabacinha (foto). Este é um produto típico da região do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. 

Os estudos, que contam com a participação da Universidades Federal de Minas Gerais (UFMG), da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e da Emater/MG, envolvem o acompanhamento do processo de fabricação do produto e a realização de análises físico-químicas.

“O objetivo da caracterização é subsidiar o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) para a criação de um regulamento para o Queijo Cabacinha. Para isso, serão coletadas amostras de água, leite, massa fermentada, massa coagulada e do queijo pronto. E serão analisados o teor de proteínas, gordura, sal, extrato seco, pH, atividade de água e cinzas. Serão investigadas a presença de patógenos e de bactérias láticas”, explica Daniel Arantes, pesquisador da EPAMIG e coordenador do projeto. “Também serão realizados testes para caracterização sensorial do queijo Cabacinha”, acrescenta ele.

O início do estudo foi anunciado em um evento da Emater/MG no município de Itaobim, no dia 25 de novembro, e as visitas técnicas já tiveram início. “Foram realizadas visitas a produtores selecionados pela Emater/MG, que se mostraram muito receptivos ao desenvolvimento do projeto, uma vez que a regulamentação do Queijo Cabacinha é uma demanda antiga”, conta o pesquisador da EPAMIG.

Daniel Arantes destaca, ainda, que o trabalho está em fase de adequação de metodologias à realidade da produção e que a equipe está conhecendo as queijarias da região para definir a dinâmica a ser aplicada. “Serão necessárias mais algumas visitas para nos aprofundarmos no processo de fabricação e para avaliar a melhor logística de coleta e preparo de amostras. Com base nestas respostas, vamos estabelecer o cronograma de ações. Realizaremos coleta de amostras durante as estações seca e chuvosa”, completa.

As análises das amostras serão feitas no Centro de Pesquisa e Treinamento em Queijos Artesanais da EPAMIG, localizado no Campo Experimental Risoleta Neves, em São João del-Rei. A regulamentação do processo produtivo permitirá o registro das queijarias e a comercialização do produto em diferentes regiões do Brasil, bem como promoverá agregação de valor e fortalecimento do produto regional.

 

Fonte: Revista Rural

Foto: Daniel Arantes / EPAMIG

  • Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

  • Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

  • Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top