Protocolos de tratamento promovem o uso eficaz de medicamentos em bezerros e bezerras

Protocolos de tratamento promovem o uso eficaz de medicamentos em bezerros e bezerras

16 de março, 2019

Se bezerros e bezerras mais saudáveis ​​são uma meta para sua fazenda, um planejamento pode ajudá-lo a chegar lá.

Kim Morrill, especialista em gado de leite da Cornell University, conduziu um estudo em fazendas com rebanhos leiteiros no norte de Nova York, Estados Unidos, de janeiro até agosto de 2018. Morrill coletou e analisou mais de 6.200 registros de controles de tratamentos de 2.618 animais não lactantes do nascimento ao parto. A análise dos dados incluiu: idade e tratamento por doença; freqüência de tratamento; conformidade com protocolos estabelecidos; e custo padronizado de medicamento por animal, por evento e no total.

 

Os oito rebanhos envolvidos no estudo tinham uma média de 1.836 vacas adultas, com variação de 709 a 3.240 animais. Os critérios para selecionar os rebanhos foram:

- Ter protocolos de tratamento para doenças respiratórias e diarréias;

- Ter controle de tratamento de animais jovens que incluíam identificação animal, motivo do tratamento, data do tratamento, uso de medicamentos e dosagem;

- Permitirem acesso dos pesquisadores aos protocolos e registros e controles de tratamento.

Morrill disse que uma das partes mais desafiadoras do estudo foi encontrar fazendas que tivessem tais protocolos de tratamento em vigor. Ela disse que, no processo de escolha dos rebanhos, ela e sua equipe ajudaram inúmeros produtores a desenvolver tais protocolos de tratamento e facilitaram conversas entre os produtores e seus veterinários para desenvolver, escriturar e implementar esses protocolos de tratamento adequados e assim usar esses dados corretamente.

"Muitas vezes não pensamos sobre o protocolo de tratamento ou seu custo e o impacto a longo prazo que isso pode ter em uma atividade leiteira", disse Morrill. “Protocolos de tratamento apropriados garantem que o gado seja tratado de maneira correta; minimiza os riscos de resíduos de medicamentosos perigosos; e trata corretamente as doenças. Não seguir os protocolos adequados pode levar a um aumento no risco desses resíduos, aumento de custo, aumento no período de tratamento da doença e o uso excessivo de antibióticos”.

As fazendas no estudo tiveram alta adesão aos protocolos de tratamento das doenças, com taxas variando de 73,58 a 100%. Outros resultados da avaliação dos controles de tratamento mostraram:

- Não surpreendentemente, diarréias e pneumonias foram as duas condições que contribuíram para a maioria dos eventos de tratamento.

- Os casos de diarréias tiveram um pico entre 8 e 31 dias de idade, enquanto as pneumonias foram tratadas com mais frequência entre os 61 e os 120 dias de idade.

- Somente 14 das 2.618 novilhas foram tratadas após os 365 dias de idade, sendo 9 para pneumonia e 5 para “outras enfermidades” (inchaço, mal-estar articular, conjuntivite, infecção no ouvido ou artrite).

- Os animais foram tratados 2,19 vezes em média durante o período de 8 meses.

- O custo médio do tratamento (somente medicação) foi de US $ 8,08 por cabeça.

O estudo foi financiado pelo Programa de Desenvolvimento Agrícola do norte de Nova York. Um relatório completo do estudo você encontra no link: 

http://www.nnyagdev.org/wp-content/uploads/2019/02/NNYADP19CalfHealthReportweb_fullPDF.pdf

 

Fonte: Dairy Herd

 

  • Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

  • Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

  • Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top