Queda da produção de leite é o maior prejuízo causado pela mastite

Queda da produção de leite é o maior prejuízo causado pela mastite

09 de fevereiro, 2022

A mastite é o mais importante problema sanitário da pecuária de leite e, segundo a Embrapa, ela gera prejuízos significativos aos produtores. “Engana-se quem pensa que se trata de um problema simples de tratar. Se a inflamação não for diagnosticada rapidamente pode levar, inclusive, à morte da vaca. Assim, sempre é importante alertar os produtores para evitar prejuízos econômicos com descarte de leite e redução da produção”, afirma o médico veterinário Thales Vechiato, gerente de produtos de Grandes Animais da Syntec do Brasil.

De acordo com o especialista, existem dois tipos de mastite: os casos clínicos e os subclínicos. Nos casos clínicos, a doença é “visível”, enquanto a segunda categoria não apresenta sinais evidentes. “A mastite é uma inflamação que pode chegar à infecção das glândulas mamárias. A doença tem duas origens: por contágio e ambiental. O método contagioso é o mais comum e geralmente ocasionado por erros humanos no manejo sanitário dos animais”, esclarece Thales Vechiato.

A redução na produção de leite é o prejuízo econômico mais importante da mastite. Estudos realizados no Brasil mostram que quartos mamários com mastite subclínica produziram 25% a 42% menos leite do que quartos mamários normais. Estima-se que o custo da mastite seja de aproximadamente de 185 dólares por vaca ao ano, o que corresponde a um custo anual de US$ 1,8 bilhão na pecuária de leite brasileira como um todo.

Esse valor corresponde a aproximadamente 10% do total de leite vendido pelos produtores, conforme os levantamentos recentes. Cerca de dois terços das perdas correspondem à redução na produção de leite devido à mastite subclínica”, destaca o especialista da Syntec. Ele aponta ainda que “o tratamento recomendado para os casos de mastite envolve o uso de antibióticos e anti-inflamatórios, que devem ser receitados por médico veterinário”.

 

Fonte : Notícias Agrícolas

Adaptado pela equipe do Canal do Leite

 

  • Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

  • Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

  • Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top