Queda nas vendas e alta do dólar com crise do coronavírus preocupam setor leiteiro

Queda nas vendas e alta do dólar com crise do coronavírus preocupam setor leiteiro

21 de março, 2020

A consolidação da pandemia do coronavírus no Brasil está impondo mudanças ao setor lácteo. Além do impacto no mercado de leite e derivados, com vendas restritas a supermercados, os leilões estão passando de presenciais a virtuais.

Segundo Roberto Jank Júnior, presidente em exercício da Leite Brasil e vice-presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite), a questão do dólar preocupa o setor da pecuária. “Foram para cima os preços do milho e da soja, que representam mais de 30% do preço do leite", afirma.

Jank também destaca uma queda importante nas vendas de creme de leite, por exemplo, que eram muito usados em restaurantes. "É que o consumidor deixou de frequentar essas casas e passou a adquirir o produto em supermercados", explica.

Outro efeito do coronavírus, segundo o dirigente e pecuarista, é a mão-de-obra nas fazendas leiteiras diante do risco de contaminação. “Estamos treinando profissionais para ordenhar e alimentar as vacas e redobrando os cuidados com nossos trabalhadores", diz Jank, referindo-se à sua fazenda em Descalvado (SP), que produz 60 mil litros de leite por dia.

Leilões

Líder do mercado de leilões de gado leiteiro, a Embral, de São Paulo, acredita que não deverá  ser impactada negativamente com a crise do coronavírus. “Hoje, mais de 90% dos nossos pregões são realizados virtualmente, pela TV e pela Internet”, diz Leonardo Beraldo, dono da empresa, que realizou mais de 200 leilões no ano passado.

“Para este ano estamos prevendo um aumento de 20%, e acredito que iremos chegar lá", ressalta Beraldo. Ele afirma, no entanto, que alguns leilões presenciais da empresa estão migrando para o mundo virtual. “Mas não vamos parar jamais, pois o agro brasileiro está acelerado”, afirma.

Roberto Jank Júnior destaca, por sua vez, que a 11º edição do Leilão da Fazenda Agrindus, marcado para 4 de abril, será exclusivamente virtual. "Dadas as circunstâncias, acreditamos ser de extrema importância garantir a segurança de nossos funcionários e dos possíveis participantes do evento", esclarece.

Por:  SEBASTIÃO NASCIMENTO

Fonte: Revista Globo Rural - site 

https://revistagloborural.globo.com/Noticias/Criacao/Leite/noticia/2020/03/queda-nas-vendas-e-alta-do-dolar-com-crise-do-coronavirus-preocupa-setor-leiteiro.html

 

  • Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

  • Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

  • Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top