Ruivinha conquista o título de Bi-Campeã Suprema no Agroleite 2022

Ruivinha conquista o título de Bi-Campeã Suprema no Agroleite 2022

22 de agosto, 2022

No último final de semana, a vaca HALLEY RUIVINHA DOORMAN 538 TE se sagrou Bicampeã Suprema do Agroleite 2022, em Castro (PR), repetindo o feito de 2019. É a primeira vez na história desta, que é a principal exposição de gado leiteiro da América Latina, que uma vaca conquista duas estrelas na calçada da fama da Cidade do Leite (o parque de exposições da Cooperativa Castrolanda, organizadora do evento).

Campeã Suprema: Halley Ruivinha Doorman 538 TE / Crédito: The Bullvine

Ruivinha, eleita a melhor vaca holandesa da variedade preta e branca da exposicão, disputou o título com os animais QUELI DISCO GUINTHER (Jersey), do expositor Carlos Jacob Wallauer, e com CONSTENTATION ISIS SUCESSOR (Holandesa Vermelha e Branca), de Alessandro e Marisa Dekker. A escolha da campeã suprema foi feita pelos dois juízes oficiais do evento, os canadenses Carl Phoenix e Stephen Borland, e marcou o encerramento oficial do “Agroleite 2022 – Reencontros”.

O bicampeonato no Agroleite é mais um feito na trajetória de Ruivinha. A vaca foi a primeira do Brasil a atingir a classificação Excelente 97 (pontuação máxima para vacas acima de 4 crias), por duas vezes, no quinto e no sexto partos. Ela é a terceira geração de vacas excelentes da sua família e mantém produções acima de 60 kg de leite ao dia. “Respeitamos todas as outras vacas que encontramos nas exposições, porque sem dúvida só vem aumentando a gama de vacas para competição, mas através da classificação dela, acompanhando seu desenvolvimento e amadurecimento, sabíamos que ela tinha potencial para chegar nesse momento”, relata o criador.

Ronald Elgersma, um dos criadores do animal, faz questão de ressaltar que o resultado é fruto de um trabalho em equipe, dos vários profissionais que se dedicam na propriedade e durante o evento para proporcionar o que for preciso para ela entrar na pista em sua melhor forma. “Diariamente tem pessoas para cuidar dela. É um trabalho com carinho para um animal especial”, destaca.

No final do evento, o presidente da Cooperativa Castrolanda, Willem Bouwman, parabenizou os expositores, preparadores e tratadores, enfim, todos os que permaneceram no pavilhão fazendo o seu trabalho para apresentar os animais e garantir uma boa performance. Bouwman também agradeceu os juízes que vieram ao Brasil e dedicaram seu tempo a esse trabalho tão difícil e árduo, externando suas opiniões e explicando ao público o porquê de cada colocação em pista.  

Vaca do Futuro

Além do melhor animal adulto, os jurados do Agroleite escolheram também o melhor animal jovem dentre as raças participantes, a Vaca do Futuro. O título ficou com C.R.A. DOORMAN JOYA 2048 TE, do criador Robert Salomons, de Castro (PR). Essa é a segunda novilha do criador a conquistar a faixa, a primeira foi C.R.A. HIGH OCTANE NELY 1071.

Cabe destacar que, junto com a Campeã Suprema (Ruivinha), a Vaca do Futuro (Joya) fechou uma dobradinha campeã de animais holandeses (variedade preto e branca) filhos do touro Doorman.

Robert Salomons ficou satisfeito com os resultados que conquistou nesta edição e não é para menos. Os dois animais da raça holandesa que disputaram a faixa de Vaca do Futuro são de seu criatório. “Nem nos meus melhores sonhos imaginei esse resultado. Conquistamos as faixas de grande campeã e reservada campeã nas duas variedades de gado holandês jovem. É a recompensa do trabalho e investimentos que realizamos para desenvolver nosso rebanho”, comenta o criador.

Vaca do Futuro: C.R.A. Doorman Joya 2048 TE

 

Fonte: Cooperativa Castrolanda

  • Importações e exportações de leite em pó aumentam com força em maio

    Importações e exportações de leite em pó aumentam com força em maio

    O déficit da balança comercial se elevou em 7,1% em volume de abril para maio, chegando a 169,4 milhões de litros em equivalente leite, o que representa saldo negativo de US$ 75,7 milhões.

  • CEPEA: Preço do leite ao produtor segue em queda

    CEPEA: Preço do leite ao produtor segue em queda

    Apesar de atípica para o período, a baixa nos valores pagos ao produtor era esperada pelos agentes do setor e ocorre em função do aumento da oferta e do enfraquecimento na demanda por lácteos na ponta final da cadeia. 

  • Panorama atual do consumo de lácteos no mundo

    Panorama atual do consumo de lácteos no mundo

    A média mundial de consumo de lácteos é hoje de 183 litros por habitante/ano. Acima desse indicador temos Irlanda, com 601 litros, e Dinamarca, com 507 litros; abaixo, Gana e Zimbábue, com menos de 10 litros. O Brasil, na 57ª posição no ranking global, detém a marca de 188 litros.

  • Sybil’s Gamboge: O touro de mais de 1 milhão de dólares

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Sybil’s Gamboge: O touro de mais de 1 milhão de dólares

  • Marlu Milestone e o imenso legado da Fazenda Marlu

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Marlu Milestone e o imenso legado da Fazenda Marlu

  • SOONER: Um símbolo da revolução genética na raça Jersey

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    SOONER: Um símbolo da revolução genética na raça Jersey

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top