Sazonalidade do preço do leite se repetirá em 2024?

Sazonalidade do preço do leite se repetirá em 2024?

30 de agosto, 2024

No mercado do leite é comum o período de safra e entressafra de matéria-prima (leite cru). Eles são os períodos de maior e menor disponibilidade de leite e, consequentemente, determinam a oscilação dos preços ao longo do ano, que chamamos de sazonalidade.

O período de safra no Brasil começa em setembro/outubro – quando tem início o período das chuvas – e se estende até março/abril, quando a disponibilidade e qualidade das pastagens estão melhores. A entressafra, por sua vez, ocorre normalmente entre abril a setembro. Este comportamento é observado no Brasil Central e na região Sudeste do país.

Por outro lado, a região Sul – que lidera a produção de leite no país – apresenta um movimento diferente. Isto acontece em função das pastagens de inverno, nos meses que antecedem a semeadura da safra de grãos, que contribuem com o aumento da produção de leite. Assim, a produção nos estados do Sul se intensifica entre maio/junho/julho, atingindo o pico em agosto/setembro e depois começa a cair.

Ou seja, conforme a oferta aumenta na média Brasil os preços tendem a cair e o contrário também acontece (Figura 1).

A crescente relevância do Sul na produção nacional de leite tem sido um dos fatores que tem contribuído para modificar esse padrão da sazonalidade, além disso, o fornecimento da alimentação aos animais e o tipo de sistema de produção, entre outros fatores da atividade leiteira tendem a minimizar o impacto do clima.

O movimento – tanto de mercado (preços) como da produção de leite – pode não se repetir em todos os anos, devido às variáveis produtivas (efeitos climáticos) e de mercado (oferta x demanda), como observamos em 2023.

No entanto, ainda para o final de 2024, a expectativa é que a curva apresentada seja semelhante ao histórico, podendo mudar apenas a amplitude.

 

Fonte: Scot Consultoria

  • Leite orgânico: o que pensam os consumidores?

    Leite orgânico: o que pensam os consumidores?

    Qual o espaço que o leite orgânico tem nas prateleiras e na preferência de consumidores que buscam produtos mais saudáveis, sustentáveis e éticos? O Observatório do Consumidor analisa as tendências de busca e comportamento digital em torno do leite orgânico.

  • Movimento altista do leite no campo deve perder força em março

    Movimento altista do leite no campo deve perder força em março

    Com a oferta mais estável durante a entressafra, a dificuldade do consumo em acompanhar os reajustes do campo e a redução da rentabilidade industrial, agentes do setor projetam um possível comportamento atípico dos preços ao produtor no segundo trimestre, com chances de queda.

  • Embrapa: Indicadores leite e derivados

    Embrapa: Indicadores leite e derivados

    As importações seguem elevadas, ainda que tenham registrado queda no mês de março. Os termos de troca para o produtor continuam em patamares favoráveis.

  • A raça Jersey alcança novos recordes e reforça seu impacto na indústria leiteira

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    A raça Jersey alcança novos recordes e reforça seu impacto na indústria leiteira

  • Jersey: a solução mais lucrativa e sustentável para a pecuária de leite na Austrália

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Jersey: a solução mais lucrativa e sustentável para a pecuária de leite na Austrália

  • Vivianne ataca novamente...neta da Veronica dando show de produção

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Vivianne ataca novamente...neta da Veronica dando show de produção

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top