Startups do setor leiteiro são destaques na Expodireto da Cotrijal

Startups do setor leiteiro são destaques na Expodireto da Cotrijal

21 de fevereiro, 2020

O Ideas for Milk estará presente na Expodireto 2020, que será realizada de dois a seis de março, na cidade de Não me Toque-RS. Representantes da Embrapa Gado de Leite, idealizadora da iniciativa com foco no Agro 4.0 que fomenta o surgimento de um ecossistema favorável ao desenvolvimento de startups para o agronegócio do leite, atenderão o público no Pavilhão Sete da feira. Junto com a Embrapa, participarão cinco startups que foram reveladas pelo Ideas for Milk:

Bionexus: Plataforma de monitoramento e gestão diária da qualidade do leite;

Intergado Criatech: Destinado aos produtores que fazem cria e recria, realiza o monitoramento diário de bezerras e novilhas;

Volutech: Equipamento que monitora volume e temperatura do leite em tanques de resfriamento;

Z2S: Conjunto de sistemas que promovem a limpeza automática dos equipamentos de ordenha;

Zeit: Dispositivo portátil para rastreabilidade e medida da qualidade do leite em campo.

Para as startups, esta é uma excelente oportunidade de fazer negócios.  A Cowmed, que monitora nutrição, saúde e reprodução do gado de leite, uma das vencedoras do Desafio de Startups do Ideas for Milk, participou da Expodireto 2019 e foi contratada pela Cotrijal (Cooperativa Agropecuária e Industrial). Este ano, a startup irá expor, no Pavilhão Cinco da feira, os resultados das ações que conduziu. 

Junto aos produtores de leite, a Cotrijal investe no Programa 4.0, do qual fazem parte a startup Cowmed. Em cinco meses, a cooperativa já colhe frutos na melhoria da qualidade do leite, aproveitamento de cios e redução da mastite. “Após um período de ‘choque’, as propriedades absorveram a tecnologia e os filhos dos produtores assumiram as responsabilidades na condução do Programa 4.0”, diz Renne Granato, gerente Coorporativo de Negócios da Cotrijal.

O chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Gado de Leite, Bruno Carvalho, ressalta que “a Cotrijal, junto com outras cooperativas, está abrindo as portas para a agricultura digital, agregando ao setor soluções em softwares, aplicativos mobile, internet das coisas, etc.” Um exemplo é a CCGL (Cooperativa Central Gaúcha), que irá repetir em 2020 o evento realizado no último ano no espaço da Cooperativa na Expodireto. As cinco startups do Ideas for Milk farão uma apresentação direcionada a técnicos e produtores da CCGL na tarde de quarta-feira (4/03).

Fórum Estadual do Leite – Cerca de 250 participantes são esperados no Fórum que irá ocorrer no Auditório Central na manhã do terceiro dia da Expodireto (quarta-feira, dia 4). A proposta é debater sobre as inovações para a produção leiteira. O chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins, apresenta às 10h a palestra “Como será a produção de leite no Brasil em 2030".

Soluções para o leite – O Ideas for Milk é uma inciativa da Embrapa Gado de Leite surgida em 2016 apenas com o Desafio de Startups. Em sua segunda edição, incorporou um hackaton, que leva o nome de Vacathon, reunindo estudantes de várias instituições de ensino. Também faz parte do Ideas for Milk a Caravana 4.0, na qual pesquisadores e analistas da Embrapa percorrem universidades em todo o país, realizando palestras sobre empreendedorismo, transformação digital e o negócio do leite, estimulando os jovens a formarem startups para atuar no segmento. Cerca de três mil estudantes de cursos como Agronomia, Veterinária, Zootecnia, Engenharias, Ciência da Computação, Matemática, Química, Administração e Economia são impactados anualmente.

A feira – A Expodireto é reconhecida como uma feira que reúne o que tem de mais atual em termos de máquinas e implementos agrícolas, produção vegetal e animal e serviços, facilitando o acesso do produtor. Nos 98 hectares, também abre espaço para a agricultura familiar, discute os principais temas de interesse do Agro, através de fóruns e palestras em dois auditórios, e aproxima empresas estrangeiras e brasileiras, com ampla programação na Área Internacional. Cerca de 300 mil pessoas devem visitar a feira este ano.

 

Fonte: EMBRAPA

  • Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

  • Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

  • Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top