Sumário de Touros Girolando incorpora 15 novas características

Sumário de Touros Girolando incorpora 15 novas características

31 de julho, 2022

O Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando (PMGG) acaba de lançar o Sumário de Touros 2021, com base no resultado dos testes de progênie. O documento incorpora 15 novas características ao programa, as quais auxiliam os produtores a escolher a melhor opção para promover o progresso genético dos seus rebanhos.

Entre as novidades, está a tolerância o estresse térmico (Índice de Eficiência Tropical), o que torna a raça Girolando a única no país a contar com essa característica. O novo sumário, que apresenta a lista dos touros com a melhor genética da raça, incorpora os seguintes itens:

  • Índice de Produção;
  • Índice de Persistência na Lactação;
  • Índice de Reprodução: período de gestação;
  • Índice de Facilidade de Parto: peso ao nascer;
  • Composto do Sistema Mamário: inserção de úbere anterior, altura de úbere anterior, largura de úbere posterior, ligamento central, comprimento de tetos e colocação de tetos;
  • Composto de Sistema Locomotor: pernas vistas por trás, pernas vista lateral, ângulo de casco e membros anteriores.

Desenvolvido pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando (Girolando), em parceria com a Embrapa Gado de Leite, o sumário tem como objetivo facilitar a tomada de decisão dos criadores. Para Marcos Vinícius Barbosa da Silva, pesquisador da Embrapa, entre as características inéditas de maior destaque está o Índice de Eficiência Tropical. “O estresse térmico em bovinos é um importante problema em países tropicais como o Brasil, que afeta principalmente bovinos de alta produção, reduzindo sua eficiência”, afirma ele.

Marcos Vinícius também chama a atenção para o Índices de Persistência da Lactação (ligada ao volume de produção de leite) e a Facilidade de Parto, que permitirá aos criadores optar por um reprodutor que gere bezerros menores, para ser utilizado novilhas, por exemplo. Em relação às demais características adicionadas,o pesquisador ressalta a persistência na lactação – um caráter diretamente ligado ao volume de produção de leite. 

25 anos de melhoramento genético

O teste de progênie da raça Girolando teve início em 1997. Dez anos depois, foi implantado o Programa de Melhoramento Genético do Girolando (PMGG), o que permitiu não somente a interação com os programas já existentes na Associação – como o Serviço de Registro Genealógico (SRG), o Teste de Progênie (TP) e o Serviço de Controle Leiteiro (SCL) – mas também a criação do Sistema de Avaliação Linear do Girolando (SALG).

O PMGG tem como objetivos principais a identificação de indivíduos geneticamente superiores, a multiplicação genética de forma orientada, a avaliação genética de características economicamente importantes e a promoção da sustentabilidade da atividade leiteira.

A raça Girolando é a que mais cresce na produção de sêmen, no Brasil, chegando à marca de 920.848 doses produzidas no ano de 2021, o que representa um aumento de cerca de 10% em relação ao ano de 2020. Outro dado importante a ser ressaltado é o crescente incremento na produção de leite das vacas Girolando. Considerando a produção de leite em até 305 dias, em 2000, a produção média alcançava 3.695 kg e, já em 2021, essa média aumentou para 6.032 kg, representando um aumento de 60% no período de 20 anos.

Devido a estes e a outros fatores, a raça Girolando vem ganhando cada vez mais reconhecimento nacional e internacional, tornando-se, desta forma, a preferida para produção de leite nas regiões tropicais. No Brasil, a raça possui grande aceitação e cerca de 80% do leite produzido no país provêm de animais Girolando, sendo capazes de manter bom nível de produção em diferentes sistemas de manejo e de condições climáticas.

 

Faça o download o Sumário de Touros Girolando 2021:

 

Fonte: Embrapa Gado de Leite

  • Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

  • Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

  • Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top