Rumores da Argélia enervam o mercado mundial de leite em pó

Rumores da Argélia enervam o mercado mundial de leite em pó

14 de dezembro, 2022

A agência de compra argelina, Office National Interprofessional du Lait et de Produtis Laitiers (ONIL), lançou uma nova proposta para o Leite em Pó Desnatado (LPD) e Leite em Pó Integral (LPI), para entrega em janeiro, fevereiro, março e abril. As propostas da ONIL continuam sendo um indicador chave para a demanda internacional, porque a Argélia é um dos principais consumidores e importadores de leite em pó desnatado em todo o mundo. Após as notícias da licitação, os preços futuros no EEX tiveram um impacto de alta. 

Entretanto, a partir de hoje, o tamanho da proposta permanece incerto, porque a ONIL ainda não divulgou esta informação. A breve ETA, entretanto, poderia indicar que os níveis de estoque doméstico estão começando a ficar baixos, e que a demanda poderia ser maior do que o previsto.

A notícia da licitação pegou a indústria européia de laticínios desprevenida, pois os participantes do mercado em toda a UE pensaram que a demanda internacional não voltaria antes do meio do primeiro trimestre de 2023. A licitação criou preocupação no mercado, pois vários comerciantes tomaram posições financeiras curtas em novembro, antecipando novas quedas de preços. 

Uma fonte de mercado declarou: “Esperamos que o LPI provavelmente seja coberto fora da Nova Zelândia ou da América do Sul novamente”. Eles simplesmente têm uma vantagem de custo muito grande em comparação com o nível de preços europeu. O quanto isto afetará o mercado da UE ficará mais claro nos próximos dias, talvez uma semana”. Precisamos saber qual é o tamanho da proposta, precisamos de mais informações. No entanto, o mercado está extremamente nervoso”.

Uma segunda fonte comentou: “Muitos comerciantes em toda a Europa estão curtos em suas posições de LPD e já vimos um leve impacto de alta. Além disso, começamos a ver mais atividade fora da China desde o final da semana passada, com mais compradores monitorando o mercado. Antecipamos que esta notícia da ONIL poderá trazer o mercado de pó de volta à vida, pois isto poderá estimular um belo rally de cobertura de curto prazo”.

 

Fonte: Edairy News

  • Importações e exportações de leite em pó aumentam com força em maio

    Importações e exportações de leite em pó aumentam com força em maio

    O déficit da balança comercial se elevou em 7,1% em volume de abril para maio, chegando a 169,4 milhões de litros em equivalente leite, o que representa saldo negativo de US$ 75,7 milhões.

  • CEPEA: Preço do leite ao produtor segue em queda

    CEPEA: Preço do leite ao produtor segue em queda

    Apesar de atípica para o período, a baixa nos valores pagos ao produtor era esperada pelos agentes do setor e ocorre em função do aumento da oferta e do enfraquecimento na demanda por lácteos na ponta final da cadeia. 

  • Panorama atual do consumo de lácteos no mundo

    Panorama atual do consumo de lácteos no mundo

    A média mundial de consumo de lácteos é hoje de 183 litros por habitante/ano. Acima desse indicador temos Irlanda, com 601 litros, e Dinamarca, com 507 litros; abaixo, Gana e Zimbábue, com menos de 10 litros. O Brasil, na 57ª posição no ranking global, detém a marca de 188 litros.

  • Sybil’s Gamboge: O touro de mais de 1 milhão de dólares

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Sybil’s Gamboge: O touro de mais de 1 milhão de dólares

  • Marlu Milestone e o imenso legado da Fazenda Marlu

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Marlu Milestone e o imenso legado da Fazenda Marlu

  • SOONER: Um símbolo da revolução genética na raça Jersey

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    SOONER: Um símbolo da revolução genética na raça Jersey

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top