Tome decisões inteligentes de descarte para melhorar a lucratividade

Tome decisões inteligentes de descarte para melhorar a lucratividade

29 de abril, 2023

A mentalidade é a mesma em qualquer lugar, as vacas devem se pagar. Isso é especialmente verdadeiro nos anos em que os preços do leite não são tão bons. Devido às condições atuais do mercado nos EUA, os produtores de leite americanos estão capitalizando com os altos preços da carne bovina, por isso não é surpresa que mais vacas tenham ido para o abate em março de 2023.

O USDA estima que mais de 300.000 vacas leiteiras foram para o abate em março, 38.600 a mais que em fevereiro e 8.900 em relação ao ano anterior. Este é o maior total desde 1986, ano em que o governo americano promoveu um programa de aquisição de rebanhos leiteiros para controlar a oferta de leite.

Considerações de descarte

De acordo com Jim Salfer, da Universidade de Minnesota, à medida que as margens ficam mais apertadas, os produtores precisam pensar em reduzir o número de animais improdutivos em suas fazendas.

“Como os preços das vacas de descarte estão mais altos e se os preços das novilhas de reposição permanecerem razoáveis, é mais lucrativo aumentar sua taxa de descarte, especialmente de vacas problemáticas”, diz ele.

Salfer encoraja decisões inteligentes de descarte de vacas e diz que preços de corte mais altos significam que pode ser mais lucrativo abater uma vaca cedo em vez de tratá-la.

Também, “com um custo de alimentação histórico de 11 centavos por libra de matéria seca e leite a U$ 20,00 cwt (por cem libras) – a quantidade de leite para cobrir o custo de alimentação das vacas seria de cerca de 33-37 libras por vaca por dia”, explica.

Agora, com um custo de alimentação mais atual de 14-15 centavos por libra de matéria seca e leite ainda em torno de U$ 20,00 cwt (por cem libras), Salfer diz que a quantidade de leite para cobrir o custo de alimentação das vacas é de cerca de 47 libras por vaca por dia.

“Para uma variação de U$ 1,00 por cwt nos preços do leite, o ponto de equilíbrio do leite aumenta em algumas libras”, ele compartilha. “Por exemplo, se o leite custa U$ 22 por cwt, o ponto de equilíbrio do leite cai para cerca de 44 libras.”

Avaliação verdadeira

Embora cada fazenda tenha um número ideal de vacas para suas instalações e seu estilo de gerenciamento, Salfer diz que os preços mais altos do leite – como vistos em 2022 – encorajaram a superlotação.

“Você não pode se dar ao luxo de perder leite quando a margem sobre o leite diminui”, diz ele. “Vale a pena ponderar e avaliar se a venda de vacas pode melhorar a lucratividade total da fazenda.”

Sarina Sharp, analista do Daily Dairy Report, diz que o abate de vacas parece ser uma forma de os produtores de leite lidarem com margens negativas, o que lhes permite administrar fluxos de caixa e pagar contas.

Salfer lembra aos produtores que também revisem todos as categorias de animais, incluindo novilhas. “Se os custos da alimentação continuarem altos, é importante não criar muitas novilhas também.”

 

Fonte: Dairy Herd Management

Traduzido e adaptado pelo Canal do Leite

Disponível em: www.dairyherd.com/news/dairy-production/make-smart-culling-decisions-capitalize-profitability

  • Importações e exportações de leite em pó aumentam com força em maio

    Importações e exportações de leite em pó aumentam com força em maio

    O déficit da balança comercial se elevou em 7,1% em volume de abril para maio, chegando a 169,4 milhões de litros em equivalente leite, o que representa saldo negativo de US$ 75,7 milhões.

  • CEPEA: Preço do leite ao produtor segue em queda

    CEPEA: Preço do leite ao produtor segue em queda

    Apesar de atípica para o período, a baixa nos valores pagos ao produtor era esperada pelos agentes do setor e ocorre em função do aumento da oferta e do enfraquecimento na demanda por lácteos na ponta final da cadeia. 

  • Panorama atual do consumo de lácteos no mundo

    Panorama atual do consumo de lácteos no mundo

    A média mundial de consumo de lácteos é hoje de 183 litros por habitante/ano. Acima desse indicador temos Irlanda, com 601 litros, e Dinamarca, com 507 litros; abaixo, Gana e Zimbábue, com menos de 10 litros. O Brasil, na 57ª posição no ranking global, detém a marca de 188 litros.

  • Sybil’s Gamboge: O touro de mais de 1 milhão de dólares

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Sybil’s Gamboge: O touro de mais de 1 milhão de dólares

  • Marlu Milestone e o imenso legado da Fazenda Marlu

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Marlu Milestone e o imenso legado da Fazenda Marlu

  • SOONER: Um símbolo da revolução genética na raça Jersey

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    SOONER: Um símbolo da revolução genética na raça Jersey

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top