União Europeia prevê diminuição na produção de laticínios e carne

União Europeia prevê diminuição na produção de laticínios e carne

18 de outubro, 2022

Segundo Comissão Europeia, a produção de laticínios e carne deve diminuir na União Europeia (UE), à medida que as fazendas de gado sentem efeitos da seca, surtos de doenças e aumento dos custos.

Uma seca histórica na Europa, neste verão, reduziu a disponibilidade de grama e milho para alimentar os rebanhos, aumentando os custos para as fazendas que também enfrentam altos preços de energia e fertilizantes.

Sinais de diminuição da produção de gado levaram grupos agropecuários a alertar para a escassez de insumos, o que pode exacerbar a alta inflação de alimentos.

A produção de leite da UE deve cair 0,5% este ano, com a redução da oferta de forragem, incentivando alguns produtores a reduzir o tamanho dos seus rebanhos. Além do clima quente e seco que vem reduzindo a produtividade de leite das vacas, afirmou a Comissão Europeia em uma perspectiva de curto prazo.

O verão rigoroso reduziu, também,  o teor de gordura e proteína no leite para produtos lácteos processados.

Como outros observadores, a Comissão disse que o início de 2023 pode ser difícil, já que os produtores de leite enfrentam altos custos de alimentação, enquanto a inflação pode enfraquecer a demanda dos consumidores.

No geral, para o próximo ano, há uma previsão de queda de 0,2% na produção de leite da UE. Produtividades mais altas, assumidas em uma normalidade climática, compensaram principalmente um declínio no número de vacas, que caiu 0,8% em 2022.

Para a carne bovina, espera-se que os custos de alimentação reforcem um declínio de longo prazo no número de rebanhos e contribuam para uma queda de 0,6% na produção, este ano, e de 0,2% em 2023.

 

Fonte: Reuters

  • Importações e exportações de leite em pó aumentam com força em maio

    Importações e exportações de leite em pó aumentam com força em maio

    O déficit da balança comercial se elevou em 7,1% em volume de abril para maio, chegando a 169,4 milhões de litros em equivalente leite, o que representa saldo negativo de US$ 75,7 milhões.

  • CEPEA: Preço do leite ao produtor segue em queda

    CEPEA: Preço do leite ao produtor segue em queda

    Apesar de atípica para o período, a baixa nos valores pagos ao produtor era esperada pelos agentes do setor e ocorre em função do aumento da oferta e do enfraquecimento na demanda por lácteos na ponta final da cadeia. 

  • Panorama atual do consumo de lácteos no mundo

    Panorama atual do consumo de lácteos no mundo

    A média mundial de consumo de lácteos é hoje de 183 litros por habitante/ano. Acima desse indicador temos Irlanda, com 601 litros, e Dinamarca, com 507 litros; abaixo, Gana e Zimbábue, com menos de 10 litros. O Brasil, na 57ª posição no ranking global, detém a marca de 188 litros.

  • Sybil’s Gamboge: O touro de mais de 1 milhão de dólares

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Sybil’s Gamboge: O touro de mais de 1 milhão de dólares

  • Marlu Milestone e o imenso legado da Fazenda Marlu

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Marlu Milestone e o imenso legado da Fazenda Marlu

  • SOONER: Um símbolo da revolução genética na raça Jersey

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    SOONER: Um símbolo da revolução genética na raça Jersey

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top