Vaca mais produtiva do Brasil em 2019 é de Santa Catarina

Vaca mais produtiva do Brasil em 2019 é de Santa Catarina

30 de agosto, 2020

A vaca que mais produziu leiteno Brasil, em 2019, é da Cabanha Cassiano, que fica localizada no interior de Jaborá, no Oeste de Santa Catarina. 

O animal nascido na propriedade produziu 21.136 litros, durante 305 dias (uma lactação completa), com uma média diária de 69,2 litros por dia. A avaliação foi feita pela ACCB (Associação Catarinense de Criadores de Bovinos) que envia os dados para a Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (APCBRH).

“Ela desde novilha sempre produziu bastante. No primeiro parto ela fechou a média com 52 litros. No segundo parto ela já deu 60 litros de média. E no terceiro parto ela começou a deslanchar, começou a produzir cada vez mais e nós começamos a acompanhá-la e chegou onde chegou hoje”, comenta o produtor Euclides Cassiano.

Há mais de 25 anos, os produtores investem no melhoramento genético dos animais e são reconhecidos pela qualidade do seu rebanho. A Cabanha Cassiano tem ao todo 130 animais, sendo 65 em lactação, muitas delas com alto desempenho.

Na cabanha Cassiano são hoje cerca de 70 mil litros de leite por mês, uma média de 2.333 litros por dia. “Todo mês a gente coleta, quantos litros deram. Todo mês vai coletando e no fim da lactação tem sempre os dados da vaca”, explica Euclides. A vaca premiada tem três filhas e uma neta. 

Esse não foi o primeiro título que os irmãos e sócios Antônio e Carlos Cassiano conquistaram. Em 2018, a fazenda recebeu o título de Criador Supremo da Raça Holandesa pela ABCBRH (Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa). 

Produção de leite no estado 

Santa Catarina se consolida como quarto maior produtor brasileiro de leite e registra crescimento recorde na produção. Um levantamento do Epagri/Cepa (Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola) demonstrou que, de 1996 a 2017, o aumento na produção estadual superou até mesmo a taxa de crescimento mundial.

“O leite é um dos destaques do agronegócio catarinense. Nos últimos anos tivemos um grande crescimento na produção e chegamos à quarta posição no ranking nacional. A produção de leite envolve uma cadeia produtiva extensa, com milhares de famílias e empregos gerados. O leite tem um impacto social e econômico muito significativo para o estado de Santa Catarina”, destaca o secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Ricardo de Gouvêa.

Os catarinenses aumentaram em 223,5% a produção em 21 anos, três vezes mais do que a taxa nacional e quatro vezes mais do que o crescimento mundial. O único país que supera o desempenho catarinense é a China, com um aumento de 250,2% no mesmo período.

Em 1996, Santa Catarina produziu 869 milhões de litros de leite. Em 2017, a quantidade saltou para 2,81 bilhões de litros. As estimativas da Epagri/Cepa são de que a produção catarinense deve superar com folga os três bilhões de litros neste ano de 2020, visto que seguiu crescente nos últimos anos.

O leite é um dos principais produtos da agropecuária do estado, são mais de 70 mil famílias envolvidas na atividade e o setor gera cerca de oito mil empregos diretos. O produto tem o terceiro maior faturamento da agropecuária catarinense, gerando receitas de R$ 3,72 bilhões em 2019.

 

Foto: Canal Ideal/ND

Fonte: Grupo ND

  • Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

  • Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

  • Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top