A revolução dos queijos europeus: Unindo herança milenar e inovação sustentável
08 de fevereiro, 2026
A União Europeia (UE) abriga centenas de queijos com Denominação de Origem Protegida (DOP) e Indicação Geográfica Protegida (IGP) que resistiram ao teste do tempo. Diz-se que o Conciato Romano (foto abaixo), da Itália, é o queijo mais antigo do mundo, datando do Império Romano.
Essa dedicação de longa data ao artesanato e à autenticidade atrai os consumidores, levando ao aumento das vendas de queijos menos conhecidos, como o Chaource DOP, o Morbier DOP e o Ossau-Iraty DOP.
De acordo com Patrick McGuigan – escritor especializado em queijos e consultor da campanha "More Than Only Food & Drink" (Mais do que Apenas Comida e Bebida) – os supermercados que renovaram sua oferta de queijos com exemplos de melhor qualidade e mais artesanais viram as vendas dispararem. McGuigan também cita o sucesso das tábuas de queijos prontas, que incluem pequenos pedaços de queijos DOP europeus com suas próprias bandeiras de identificação.
As seleções de vencedores de medalhas incluem queijos relativamente familiares, como o Bleu d’Auvergne DOP e o Saint Nectaire DOP, além de outros como o Maroilles DOP e o Tomme de Brebis, raramente vistos nos supermercados britânicos. Essas ofertas com preços acessíveis foram bem recebidas por compradores exigentes e, agora, os produtores de queijo britânicos buscam seguir esse sucesso com suas próprias coleções artesanais prontas.
Inovação impulsionando práticas sustentáveis
A UE pretende tornar-se o primeiro continente neutro em carbono até 2050. Considerando os gases de efeito estufa (GEE) emitidos apenas pelo setor agrícola, trata-se de uma meta ambiciosa. No entanto, a UE reconhece que os sistemas alimentares sustentáveis estão cada vez mais vulneráveis à degradação ambiental e às mudanças climáticas. Medidas urgentes devem ser tomadas para mitigar as pressões ambientais, salvaguardar a segurança alimentar e a subsistência dos agricultores.
Uma mensagem fundamental do Diálogo Estratégico da UE sobre o futuro da agricultura é que a sustentabilidade deve ser inclusiva e acessível a todos, garantindo que nossos sistemas alimentares funcionem para todos. Há também a forte crença de que, para abordar toda a pegada dos alimentos, as iniciativas precisam abranger todos os elementos da cadeia de suprimentos – da fazenda às sobras.
O projeto LIFE TTGG (The Tough Get Going) foi fundado em 2017 para analisar a produção de queijo na França e na Itália, encontrar formas de melhorar a eficiência e a sustentabilidade da cadeia de suprimentos do queijo. "Tough" refere-se a queijos duros e semiduros e o projeto visa especificamente avaliar o ciclo de vida de dois dos DOPs mais vendidos no mundo: o Comté DOP (da França) e o Grana Padano DOP (da Itália).
O LIFE TTGG reuniu universidades, start-ups, empresas de manufatura, instituições nacionais e organizações de pesquisa com o objetivo de melhorar a eficiência de produção de ambos os queijos, transferir as descobertas para a Europa, reduzir o impacto ambiental e alcançar uma produção e consumo mais sustentáveis.
Para alcançar isso, foi implementado um software para desenvolver um banco de dados de Inventário de Ciclo de Vida (LCI) e para desenvolver um Sistema de Apoio à Decisão Ambiental (EDSS). O EDSS está disponível para produtores de queijos DOP europeus duros e semiduros feitos de leite de vaca, para ajudar a avaliar sua própria redução ambiental.
O movimento "Zero Waste, More Taste" (Zero Desperdício, Mais Sabor), apoiado pelo LIFE TTGG, foi lançado em 2015 para conscientizar sobre o custo ambiental do desperdício. A campanha global foca na conservação de todos os recursos por meio da produção, consumo, reutilização e recuperação responsáveis de produtos, embalagens e materiais, sem incineração e sem descartes na terra, na água ou no ar.
Esquemas de qualidade da UE: Protegendo mais do que a tradição
Através de seus esquemas de qualidade DOP e IGP, a UE não está apenas protegendo tradições e patrimônios, mas também meios de subsistência, paisagens e raças nativas.
A França é o segundo maior produtor de laticínios da UE e detém um número significativo de DOPs para produtos lácteos. Para o CNAOL (Comitê Nacional Francês de Denominações de Origem de Laticínios), o esquema de qualidade vai além da preservação de tradições e sabores: os DOPs também têm a capacidade de manter os territórios vivos.
Em março de 2002, 46 queijos DOP da França se comprometeram com o plano de laticínios sustentáveis do país. O plano inclui os seguintes compromissos:
- 85% dos DOPs têm obrigações de pastoreio em suas especificações. Os animais ficam ao ar livre e pastam naturalmente, o que contribui para o seu bem-estar.
- Para cuidar da biodiversidade, os DOPs cumprem a obrigação de ter cercas vivas, pastoreio rotativo e pastagens permanentes. A manutenção de raças locais em pequenos números, em um determinado território, também contribui para a biodiversidade.
- Para preservar os recursos locais, os DOPs exigem que seus fabricantes de ração animal utilizem recursos regionais ou locais e sem organismos geneticamente modificados (OGMs).
Existem muitos exemplos de métodos de produção de queijo DOP que sustentam a biodiversidade essencial, mas no caso do Allgäuer Bergkäse DOP, na Alemanha, a produção do queijo (também conhecido como Hornkäse) está preservando a vida das próprias vacas, ao proteger as 600 vacas com chifres alemãs restantes no mundo.
Essas vacas de montanha são únicas e pertencem a uma cooperativa biodinâmica que as alimenta apenas com feno da própria fazenda e permite que os bezerros permaneçam ao lado de suas mães.
De acordo com os regulamentos DOP, o queijo deve ser feito à mão a partir de leite cru, livre de silagem e maturado por no mínimo quatro meses. O Allgäuer Bergkäse DOP não é apenas um exemplo perfeito do patrimônio alpino alemão, mas também da importância de preservá-lo.
Fonte: Dairy Reporter
Traduzido e adpatado pelo Canal do Leite
Disponível em: https://www.dairyreporter.com/News/Promotional-features/PDO-and-PGI-cheese-for-sustainable-authentic-production/





































