Jeferson Luiz Piccoli


Especialista em Sistemas de Ordenha

jefersonordenhadeiras@hotmail.com

PUBLICAÇÕES

Sistema de ordenha Carrossel

12 de setembro, 2019

Durante a viagem que fizemos em maio deste ano aos Estado Unidos da América, visitamos várias fazendas analisando e conhecendo inovações em sistemas de ordenhas de grandes rebanhos leiteiro (acima de 2000 vacas em lactação). Tivemos a oportunidade de visitar várias propriedades e o ponto a destacar em todas é a eficiência na ordenha, com equipamentos de ótima qualidade, manutenção preventiva rigorosa e treinamento dos colaboradores, gerando ótimos resultados e baixo custo de operação e manutenção. E o sistema mais utlizado para a ordenha dos rebanhos leiteiros é o Sistama Carrossel!

O Carrossel é o sistema de ordenha mais eficiente da atualidade, pois proporciona mais velocidade de ordenha com mão de obra reduzida.

Ideal para fazendas que tem expectativa de crescimento na quantidade de animais do rebanho, visando suprir as necessidades atuais e futuras. A quantidade de pontos desse sistema varia de acordo com a estimativa da quantidade de animais a serem ordenhados e o tempo que se deseja levar para concluir cada ordenha. Geralmente as fazendas que utilizam o Sistema Carrossel fazem 3 ordenhas diárias, porém nada impede a realização de 2 ou 4 ordenhas diárias, basta dimensionar o carrossel de acordo com a necessidade do projeto.

A rotina de trabalho é otimizada em todos os sentidos, garantindo um fluxo automático na ordenha sendo que os animais entram e saem do carrossel sem necessidade de auxílio de um operador. Deste modo, o operador executa as tarefas essenciais de ordenha sem mais distrações, proporcionando uma redução significativa da mão de obra, mantendo uma higiene na rotina da ordenha muito fácil de se controlar.

Para aumentar os níveis de eficiência produtiva na propriedade leiteira é necessário investir em recursos tecnológicos que proporcionem menor tempo possível para realizar uma rotina de ordenha harmoniosa.

As decisões relativas à escolha da tecnologia a ser utilizada são de impacto significativo para a capacidade de atingir as metas traçadas e, é preciso considerar o tamanho atual do rebanho e os planos de expansão para não cometer erros cruciais ao projeto.

 

O Sistema de Carrossel consiste em uma estrutura circular estruturada, com compartimentos individuais para cada vaca,  na qual são ordenhadas ao mesmo tempo que a máquina gira suavemente, otimizando os movimentos do ordenhador, que não precisa se locomover para executar seu trabalho. As unidades de ordenha são individuais com extrator automático das teteiras.

Sendo assim, o sistema é suficiente para suprir futuras necessidades, pois o fluxo dos animais torna-se contínuo, o que colabora para o aumento da produtividade, levando em consideração a capacidade de ordenha (vacas/hora) e o fato de que vacas novas aprendem com facilidade a rotina de ordenha a partir do momento que passam a seguir as demais vacas que já estão familiarizadas com o processo e rapidamente se posicionam frente à plataforma de ordenha.

 

Os animais acostumam-se facilmente com a máquina, pois também são atraídos inicialmente, pelo cocho de alimentação instalado frente à plataforma individual. O giro é suave e faz com que os animais permaneçam confortáveis durante todo o processo, mesmo com a plataforma em movimento. Quando o giro do carrossel é finalizado, a máquina detecta o final do fluxo de leite, retira automaticamente o conjunto de ordenha e libera o animal para saída.

Dica do Jefão:

Precisamos expandir nosso sistema de ordenha e não limitar sua funcionalidade. Já se torna viável um Sistema Carrossel para plantéis acima de 60 vacas, proporcionando significativo aumento da produtividade. Investir em tecnologias comprovadas SEMPRE gera resultados positivos ao produtor de leite!

Sugestões de assuntos e dúvidas, questões e mesmo críticas serão muito bem vindas!

Mais informações você encontra no link: http://www.indgimenez.com.br/produto/carrossel-para-ordenha

 

Um abraço do Jefão.

Proluv
Top