Marcelo de Paula Xavier


Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

canaldoleite@terra.com.br

PUBLICAÇÕES

BAILEY: A nova rainha da raça Jersey

16 de novembro, 2025

Escrito por Marcelo de Paula Xavier, M.Sc.*

 

STONEY POINT JOEL BAILEY (EX-97) acabou de adicionar mais um importante título à sua vasta galeria de troféus. Ela foi escolhida como a Campeã Suprema de todas as raças na Royal Agricultural Winter Fair (em Toronto, no Canadá).

BAILEY nasceu em agosto de 2017, proveniente de um acasalamento entre GUIMO JOEL-ET (um dos touros Jersey de maior destaque nas pistas atualmente1) com a vaca STONEY POINT VENDETTA BRIDGET.

Sua criadora é Ashley Mayer, do estado de Mariland (EUA), mas – desde 2022 – seu lar é a Vierra Dairy Farms, uma fazenda californiana que tem se consolidado com grande destaque na pecuária leiteira mundial.

No ano passado, ela foi classificada EX-95 pontos. Mas, no início de 2025, um pouco antes de fechar 8 anos de idade, BAILEY atingiu a “perfeição” morfológica com a classificação EX-97.

Estrela nas pistas e na produção

STONEY POINT JOEL BAILEY tem sido uma estrela nas pistas de julgamento da raça Jersey. Em 2023, 2024 e 2025, ela ganhou o título de Grande Campeã da World Dairy Expo(em Madison – Wisconsin), principal exposição do setor leiteiro no mundo. Em 2024, aliás, ela não só foi a Grande Campeã da raça Jersey, como a Campeã Suprema de todas as raças na WDE.

Na Royal Agricultural Winter Fair (principal exposição do Canadá), ela também deixou sua marca: Grande Campeã em 2023 e 2025, sendo que – neste ano, conforme mencionado anteriormente – ela se sagrou também Campeã Suprema da Royal.

Ou seja, nos últimos 3 anos, BAILEY foi Tri Grande Campeã da World Dairy Expo e Bi Grande Campeã da Royal Agricultural Winter Fair, levando ainda o título de Campeã Suprema uma vez em cada uma dessas, que são as principais exposições de gado leiteiro na América do Norte.

Por outro lado, BAILEY apresenta um desempenho produtivo impressionante. Ela tem 5 lactações oficiais completas, com um total vitalício de 44.016,7 kg de leite (ME). Em sua maior lactação, ela teve o seguinte recorde: 9.990 kg de leite, com 5,1% de gordura e 3,6% de proteína (média de 32,8 kg/dia em 305 dias).

Isso tudo demonstra um equilíbrio perfeito entre produção (de leite e sólidos) e conformação, o que a torna muito valiosa não apenas para o “show”, mas também no desempenho produtivo. Em resumo, BAILEY representa muito bem o ideal da vaca Jersey moderna: não só morfologicamente elegante como também altamente funcional para produção de leite.

Seus números demonstram o que a raça Jersey pode alcançar quando bem criada e manejada: um animal não apenas belo e bem conformado, mas também altamente produtivo e competitivo em nível global. 

Seu impacto vai além das pistas. Por seus títulos, desempenho produtivo e classificação, ela se tornou uma vaca muito importante dentro da pecuária leiteira mundial. STONEY POINT JOEL BAILEY (EX-97) é, sem dúvida, a vaca Jersey do momento!

 

Notas:

1 - Guimo Joel-ET é pai da atual Tri Grande Campeã da World Dairy Expo (Bailey), ele é o pai das 2 últimas Grande Campeãs da Royal Agricutural Winter Fair (Bailey e Delphie), e também é o pai das 2 últimas Grande Campeãs do All American Jersey Show (Bailey e Spicy).

2 - Antes da Bailey, somente 4 vacas Jersey conseguiram alcançar o Tri Grande Campeonato da World Dairy Expo: Waymar Patrick Nadine (1996, 1997 e 1998), Huronia Centurion Veronica 20J (2004, 2005 e 2006) e Musqie Iatola Martha-ET (2015, 2016 e 2017).

___________________________________________________________________________________________________________

*Marcelo de Paula Xavier, formado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, com Mestrado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi presidente da Associação de Criadores de Gado Jersey do Brasil por 2 mandatos consecutivos e atualmente é editor do Canal do Leite.

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top