
Marcelo de Paula Xavier
Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios
canaldoleite@terra.com.br
Highland Magic Duncan: um gigante da genética Jersey
01 de maio, 2025
Escrito por Marcelo de Paula Xavier, M.Sc.*
Em uma das minhas últimas colunas, contei um pouco da história de um touro bastante icônico: Mason Boomer Sooner Berretta. Nascido em 1989, filho do grande Soldierboy Boomer Sooner – conforme descrevo na coluna – Berretta mudou a raça Jersey.
Outro touro nascido na década de 80 que teve uma importância enorme na história do Jersey foi Highland Magic Duncan. Aclamado por sua grandiosa contribuição genética e pela melhoria da produtividade e do tipo funcional que imprimiu em seus descendentes, em escala global.
Na verdade, Duncan é amplamente reconhecido como um dos mais influentes reprodutores da história da raça Jersey, se destacando por suas qualidades genéticas excepcionais!
Origem e História
Highland Magic Duncan nasceu em 1980 na Highland Farms, que tem o rebanho Jersey registrado contínuo mais antigo dos Estados Unidos e é considerada o berço da raça naquele país.
Aos sete meses de idade, Duncan teve 75% de sua propriedade adquirida pela Ahlem Enterprises, na Califórnia, onde seu sêmen começou a ser coletado e utilizado em programas de melhoramento genético. Em maio de 1985, a Select Sires assumiu sua comercialização e Duncan logo se tornou líder em características de produção e conformação, posição que manteve por doze anos consecutivos.
O pedigree de Duncan é um dos principais fatores de seu sucesso (ver genealogia abaixo). Ele era filho do touro Quicksilvers Magic of Ogston e neto do grande S.S. Quicksilver of Fallneva, que vem do influente touro Secret Signal Observer. Sua linhagem paterna é uma das mais proeminentes na genealogia da raça Jersey, contribuindo significativamente para a disseminação de características desejáveis como alta produção de leite e excelente conformação.
A mãe de Duncan, por sua vez, era filha de Milestones Generator, outro touro de destaque, e sua avó materna era filha de Observer Chocolate Soldier, completando um pacote genético que reunia três dos mais importantes touros da raça Jersey.
Impactos na Raça Jersey
Essa fantástica combinação de linhagens, tornou Duncan um marco genético, com características de alta produção, conformação superior e longevidade. Qualidades essas que são fundamentais no gado Jersey, conhecido por sua eficiência na conversão de forragens em um leite riquíssimo em gordura e proteína.
Durante sua carreira, Duncan estabeleceu recordes admiráveis. Em 1988, tornou-se o primeiro touro Jersey a registrar mais de 400 filhos em um único ano, totalizando 438. Ao longo do tempo, ele gerou mais de 10.000 filhas e 235 filhos em programas de inseminação artificial.
Seus descendentes continuaram a propagar sua influência genética. Seu filho Highland Duncan Lester, por exemplo, tornou-se um touro de elite, amplamente utilizado em todo o mundo, devido à sua capacidade de transmitir características de tipo e produção. Lester, por outro lado, gerou o touro Lester Sambo, cuja mãe era filha de Soldierboy Boomer Sooner e cuja avó materna era nada menos que... a lendária Duncan Belle, consolidando ainda mais a influência de Duncan no tipo da raça.
Duncan Belle, aliás, tem destaque absoluto entre as filhas de Duncan, considerada por muitos a maior vaca Jersey de todos os tempos.
Para Eric Silva – um dos grandes jersistas americanos, dono da fazenda Sunset Canyon (no Oregon) – “nunca antes na história da raça houve uma vaca tão amada e respeitada. A influência de Duncan Belle é quase impossível de se quantificar. Ela foi lançada no cenário mundial por Lorne Ella...mas – muito antes de se tornar conhecida – ela e seus ancestrais foram criados e trabalhados na mundialmente renomada Cedarcrest Farms."
Outro exemplo notável dessa influência é a vaca Duncan Hibrite of Family Hill, filha de Duncan, que estabeleceu recordes mundiais de produção vitalícia de leite, gordura e proteína. Em 12 lactações, Hibrite produziu 155.863 kg de leite, 7.289 kg de gordura e 5.716 kg de proteína, com uma média diária de 27,3 kg de leite. Números impressionantes que, aliados à sua longevidade de 20 anos, mostram a capacidade que Duncan tinha de transmitir genes para alta produção e longa vida produtiva.
Além da produção, Duncan contribuiu também significativamente para a melhoria do tipo funcional da raça Jersey. Seus descendentes exibiam conformação superior, com úberes bem estruturados, pernas corretas e corpos angulosos, características que se tornaram padrão em muitos rebanhos pelo mundo a fora.
Duncan teve, ainda, um impacto significativo nas principais pistas de julgamento. Suas filhas destacaram-se em grandes exposições da raça Jersey. Duncan Belle, por exemplo, foi a vencedora do Great Cow Contest em 2000 e Bi Grande Campeã da Royal Agricultural Winter Fair (1992 e 1993). Outra filha de Duncan que brilhou nas pistas foi Silver Stream Duncan Peg, Grande Campeã do All American Jersey Show em 2000, enquanto seu pai era o touro número 1 do Jersey no sumário americano.
Influência global
O legado de Duncan é visível em muitos dos touros Jersey modernos, que frequentemente combinam suas linhagens com as de Soldierboy Boomer Sooner, outro grande ícone de sua época.
Embora a distribuição do sêmen de Duncan tenha enfrentado restrições em alguns mercados internacionais, devido a regulamentações sanitárias, sua influência ultrapassou – em muito – as fronteiras americanas.
Em reconhecimento à sua importância, Duncan foi homenageado com uma edição especial da revista Jersey Journal em março de 1993, tornando-se apenas o sétimo touro a receber tal distinção. Sua herança genética continua a influenciar rebanhos Jersey em todo o mundo, solidificando seu legado como um dos maiores reprodutores Jersey de todos os tempos.
Highland Magic Duncan é um marco na história da raça Jersey, seu impacto genético continua a ser sentido décadas após a sua morte. Com uma combinação única de linhagens, aliada à sua capacidade de transmissão de características importantes, como alta produção, tipo funcional e longevidade, tornou-se um dos touros mais influentes de sua era.
Por meio de seus filhos e filhas, Duncan ajudou a moldar o padrão genético da raça Jersey, consolidando-a como uma das mais valorizadas na produção de leite em todo o mundo.
Confira o PDF abaixo com o mapeamento das linhagens fundadoras do Jersey:
-
-
Mapeamento das bases da genealogia do Gado Jersey
Mapeamento da genealogia jersey.pdf (66,7 KB)
__________________________________________________________________________________________________________
*Marcelo de Paula Xavier, formado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, com Mestrado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi presidente da Associação de Criadores de Gado Jersey do Brasil por 2 mandatos consecutivos e atualmente é editor do Canal do Leite.