
Marcelo de Paula Xavier
Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios
canaldoleite@terra.com.br
Marlu Milestone e o imenso legado da Fazenda Marlu
02 de maio, 2025
Escrito por Marcelo de Paula Xavier, M.Sc.*
Marlu Milestone, touro nascido em agosto de 1954, é uma figura icônica na história da pecuária leiteira mundial, especialmente no Jersey. Ele foi reconhecido como um dos reprodutores mais importantes de sua era, ajudando a moldar a genética da raça (inicialmente na América do Norte e depois no resto do mundo).
Com uma genealogia relativamente aberta, Marlu Milestone carregava influências de touros importantes, como Sparkle Supreme e Favorite Commando (ver pedigree abaixo). Essa base genética diversificada contribuiu para sua capacidade de transmitir características desejáveis, como conformação e produtividade leiteira, sem os problemas associados a uma endogamia excessiva.
Marlu Milestone se destacou como um dos reprodutores mais influentes dos anos 1960 e 1970. Essa proeminência fez com que, em 20 de setembro de 1969, ele se tornasse o primeiro touro a receber uma edição especial da revista “Jersey Journal” (ver foto abaixo), a publicação oficial da raça nos EUA. Cabe destacar que apenas 10 touros tiveram essa honra.
Sua morte, em 1972, também foi marcada por uma edição comemorativa da revista, evidenciando ainda mais sua importância histórica. Principalmente porque, naquele mesmo ano, ele havia sido eleito o melhor touro no "Great Bull Contest", promovido pela Associação Americana do Gado Jersey (AJCA).
Nesse “Grande Concurso de Touros”, 81 reprodutores foram indicados e a Fazenda Marlu mostrou uma força impressionante. Além do ganhador (Marlu Milestone), o criatório fez o segundo e o décimo melhores colocados, Favorite Commando (avô materno do campeão) e Wonderful Advancer (bisavô materno do campeão) respectivamente.
A Marlu Farm foi muito influente
Fundada em 1941, a Fazenda Marlu (de Lincroft, Nova Jersey) teve uma passagem relativamente curta com o gado Jersey. Em 1970, o rebanho foi liquidado, mas – nesses 28 anos – causou um impacto imenso na raça. Tanto que ainda hoje é improvável haver rebanhos Jersey nos Estados Unidos que não tenham alguma ligação genética com a Marlu.
Maurice Pollak – um emigrante judeu que enriqueceu em Nova York, no ramo de chapéus – estabeleceu esse criatório fantástico comprando algumas das melhores vacas Jersey disponíveis à época. Aliás, o prefixo "Marlu" era uma combinação do seu nome com o de sua esposa, Lucille.
Os objetivos da fazenda se baseavam no aprimoramento do rebanho, com foco em maior produção de leite, tipo superior e úberes duradouros. Esses objetivos foram mantidos ao longo do tempo e culminaram na criação de 93 "Superior Sires" ou "Senior Superior Sires" (Touro Superiores ou Superiores Seniores), 50 animais incluidos no Hall da Fama e vacas vencedoras das principais exposições americanas.
Uma das fêmeas com maior destaque no rebanho foi Marlu Milady, uma vaca Excelente de quarta geração que foi Campeã Americana de produção de leite, estabelecendo um novo recorde para a raça em uma única lactação e, depois, superando esse recorde na lactação seguinte. Ela foi a primeira Jersey a produzir mais de 25.000 libras (11.340 kg) de leite em um ano.
Ela foi mãe de animais notáveis, entre eles Marlu’s Fashion – a primeira vaca Jersey a alcançar seis lactações com mais de 20.000 libras de leite e 1.000 libras de gordura – e Marlu Milestone, o destaque desta coluna.
Impacto na raça Jersey
A promoção do touro Marlu Milestone foi incomparável. Inicialmente, ele foi usado apenas na Fazenda Marlu, sendo que os criadores precisavam ir até lá para comprar seus filhos. Mais tarde, uma participação de 25% no touro foi vendida para as fazendas Tymor, Walabe e Mayfield. Na Mayfield Farm, por sinal, ele produziu o seu melhor filho: Milestones Generator.
Desde o final da década de 1950 até o início dos anos 1970, a Marlu Farm teve um rebanho de gado Jersey reconhecido mundialmente. Centenas de "touros Marlu" foram usados ao redor do mundo, numa época em que o termo “global” tinha um significado diferente do atual.
O sêmen de Marlu Milestone acabou sendo disponibilizado ao público ao preço de US$ 100 por ampola, em lotes de até 9 ampolas ou US$ 75 por ampola, em lotes de 10 (ver anúncio abaixo). Isso era muito dinheiro em 1970!
Segundo Eric Silva – renomado jersista americano, dono do criatório Sunset Canyon (no Oregon) – em sua grandeza, Marlu Milestone teve três filhos que foram reprodutores ainda melhores que ele: J.F.D. Empire, Marlu Milestone Stardom e Milestones Generator. O primeiro teve uma alta porcentagem de filhas excelentes nos anos 1970, o segundo produziu vacas lindas – especialmente em Kentucky onde sucedeu Advancer Sleeping Jester – e o último (Generator) mudou o rumo de toda a raça.
Eric comenta que, quando jovem, costumava levar revistas Jersey Journal para a escola e estudar cada página...“A mundialmente famosa Marlu Farm já havia sido vendida, mas havia genética ‘Marlu’ em praticamente tudo”.
A Marlu Farm não apenas elevou os padrões da raça Jersey nos Estados Unidos, mas também deixou um legado duradouro na pecuária leiteira mundial. Sua dedicação à excelência genética e à inovação transformou a percepção e a produtividade da raça Jersey, influenciando gerações de criadores e ajudando a moldar o futuro da indústria leiteira.
*Nota: Inicialmente a Associação Americana do Gado Jaersey (AJCA, na sigla em inglês) se chamava American Jersey Cattle Club. O nome foi mudado oficialmente em 1967, refletindo a evolução da organização para uma estrutura mais moderna e alinhada com outras associações pecuárias nos Estados Unidos, mantendo o mesmo foco no registro, promoção e melhoramento da raça Jersey.
__________________________________________________________________________________________________________
*Marcelo de Paula Xavier, formado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, com Mestrado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi presidente da Associação de Criadores de Gado Jersey do Brasil por 2 mandatos consecutivos e atualmente é editor do Canal do Leite.