Marcelo de Paula Xavier


Produtor Rural, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

canaldoleite@terra.com.br

PUBLICAÇÕES

Veronica continua mostrando porque é uma das maiores vacas Jersey de todos os tempos

16 de outubro, 2021

Escrito por Marcelo de Paula Xavier, M.Sc.*

 

Todo Jersista sonha em criar ou desenvolver a vaca Jersey ideal. Embora este "ideal" possa variar dependendo de algumas subjetividades, o conceito está lastreado em uma base bem sólida. De forma geral, os criadores procuram fazer a seleção de animais lucrativos e que tem uma conformação superior, capaz de suportar muitas lactações. Além disto, em boa medida, os criadores valorizam as grandes famílias de vacas.

Já escrevi várias colunas, aqui neste espaço, ressaltando grandes matriarcas da raça Jersey, entre as quais Huronia Centurion Veronica 20J (EX-97) aparece em destaque como uma das maiores de todos os tempos! 

Muito além de sua carreira gloriosa na pistas, Veronica deixou sua marca na história através de uma descendência fantástica que seguiu seus passos, ganhando grandes exposições, produzindo muito leite e transmitindo através de sua própra progênie. 

Vivianne: a próxima geração

Avançando no tempo, já é possível comprovarmos que o legado de Veronica vai muito além de suas filhas. Oakfield TBone Vivianne-ET (foto) é um ótimo exemplo de como sua descendência continua impactando a raça Jersey, de forma significativa, ao longo das gerações.

No ano passado, Vivianne entrou para o seleto grupo das vacas Jersey classificadas EX-96 nos EUA. Desde 2000, apenas outras 19 vacas atingiram esta classificação por lá. Mais que isto, desde 1973, a Associação Americana do Jersey (AJCA) oficializou apenas 35 vacas com tal pontuação, que se aproxima muito do máximo possível (97 pontos) para as raças de leite. 

Seus proprietários – Kevin e Annetta Herrington, da Kevetta Farms – expressam um sentimento de orgulho e de recompensa por terem desenvolvido um animal deste calibre. Eles são um excelente exemplo de criadores que entendem a importância da seleção de grandes famílias de vacas. Mas, ironicamente, Vivianne quase não foi para sua fazenda.

Em maio de 2009, eles compraram (por U$ 5.200,00) a opção de escolher uma bezerra da vaca Arethusa Response Vision-ET (MB-88), em um acasalamento com o touro Richies Jace TBone A364. Vision, por sua vez, é filha da lendária Veronica com Hollylane R Response-ET; ou seja, ela é uma irmã própria de Arethusa Response Vivid-ET, Grande Campeã da World Dairy Expo e Campeã Suprema da Royal Winter Fair

Kevin e Annetta escolheram sua bezerra, em abril de 2010, de um grupo de quatro animais nascidos em dezembro do ano anterior. Annetta explica que "quase todas pareciam iguais. Era um ótimo grupo de bezerras, mas tínhamos escolhido uma novilha diferente, Oakfield TBone Vanessa-ET.”

Alguns meses depois, em junho, eles decidiram que queriam investir em outra bezerra Jersey da Fazenda Oakfield Corners. Anetta conta que "Vivianne estava no cercado bem no final do celeiro e chamou a atenção, mas olhei para o seu brinco e disse: ‘Oh, ela vai estar fora da nossa faixa de preço’, então nem perguntei sobre ela.” No entanto, depois de olhar outros animais, Kevin a encorajou a perguntar o preço daquela bezerra. Quando eles souberam o valor, foi bastante óbvio e, na hora, disseram que a levariam para casa. “Não é muito frequente você ter uma segunda chance, que acabou causando um grande impacto para nós”, observa Annetta.

Kevin e Annetta sabiam que Vivianne era especial desde o dia em que a compraram e – já no primeiro parto – ela começou a confirmar isto, fechando a lactação com média superior a 28 kg de leite por dia. Mais tarde, com três anos de idade, ela amadureceu e começou a se desenvolver na vaca que eles sabiam que ela poderia ser.

Nos Estados Unidos, para que uma vaca Jersey seja classificada EX-96, um comitê de três avaliadores deve concordar com esta decisão. Em julho de 2020, durante a classificação regular programada para a fazenda dos Herrington, o classificador indicou Vivianne para esta oportunidade, que foi confirmada posteriormente pelo comimtê. 

Na fazenda, Vivianne anda naturalmente pelas pastagens e pelo barracão, com suas companheiras de rebanho, sem receber nehum tratamento especial. O propriedade onde hoje está a Kevetta Farms foi comprada pelo avô de Annetta, na década de 1950, e operou principalmente como uma instalação de criação de novilhas para a fazenda de gado leiteiro da família dela, localizada a cinco quilômetros de distância.

Veronica e sua linhagem única 

Huronia Centurion Veronica 20J dispensa apresentações. Vencedora do concurso “Grande Vaca” do Jersey Journal em 2015 e Vaca Canadense do ano em 2011, ela é uma das 6 vacas na história da AJCA a ser classificadas EX-97. Ela foi, ainda, Grande Campeã Americana em 2004, 3x Grande Campeã e 1x Campeã Suprema da World Dairy Expo, que é a principal exposição de leite no mundo!

Porém, como mencionado, Veronica se consagrou ainda mais por sua fantástica capacidade de produzir descendentes superiores. Sua progênie conta com 26 filhas classificadas "Excelentes" nos Estados Unidos e no Canadá, com destaque para Arethusa Veronicas Comet EX-95 e Arethusa Response Vivid-ET EX-96.

Vivid e Veronica, aliás, já eram o único caso de mãe e filha classificadas EX-97 e EX-96 da raça Jersey, mas agora com a classificação de Vivianne esta marca se amplia, gerando uma linhagem com Veronica (EX-97) tendo uma filha (Vivid) e uma neta (Vivianne) classificadas EX-96. Provavelmente, não existe nenhum outro caso igual, em qualquer raça de leite, em nenhum lugar do mundo!

 

____________________________________________________________________________________________________________

*Marcelo de Paula Xavier, produtor rural, formado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, com Mestrado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi presidente da Associação de Criadores de Gado Jersey do Brasil por 2 mandatos consecutivos.

 

Proluv
Top