Abraleite participa de reunião sobre exportação de lácteos para a China
02 de fevereiro, 2022
Na semana passada, o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Leite (ABRALEITE), Geraldo Borges, participou de importante reunião para discutir a exportação de produtos lácteos para a China, pela Cooperativa Central Gaúcha Ltda. (CCGL).
Além da entidade, participaram OCB e Viva Lácteos, representando a cadeia produtiva, o embaixador Orlando Leite Pinheiro (secretário de comércio e relações internacionais do MAPA) e o senador gaúcho Luiz Carlos Heinze, além da equipe da CCGL.
A ABRALEITE e as demais entidades solicitam apoio para viabilizar as exportações de lácteos à China, particularmente em relação às dificuldades observadas na experiência da CCGL com a 1ª carga de leite em pó embarcada para o país asiático no final de 2021. Os principais entraves destacados se relacionam à burocracia interna de despachos aduaneiros, a qual prejudica a competitividade dos lácteos brasileiros em relação a outros países exportadores.
“A ABRALEITE ressalta a importância de alavancar a exportação de produtos lácteos, tema recorrente que defende nas reuniões da Câmara Setorial. Esse é um tema extremamente relevante para desafogar a produção nacional, especialmente num momento de elevação dos custos, objetivando proporcionar melhor remuneração aos produtores”, disse Geraldo Borges.
O embaixador Orlando Ribeiro comprometeu-se a trabalhar em prol da demanda da cadeia produtiva, destacando que “o leite merece atenção especial do MAPA e da ministra Tereza Cristina”. Porém, ele também abordou a dificuldade em redução da alíquota de importação dos produtos brasileiros (10%) para competir em iguais condições com a Nova Zelândia, que tem alíquota zero. Quanto ao custo de frete – item destacado pela CCGL –, o embaixador gostou da proposta de trabalhar em conjunto com o Mercosul. Ele se comprometeu a avançar nesse tema com Argentina e Uruguai.
Fonte: ABRALEITE – Associação Brasileira dos Produtores de Leite