Caso raro de gripe aviária humana confirmado nos EUA - acredita-se que tudo começou no Texas

Caso raro de gripe aviária humana confirmado nos EUA - acredita-se que tudo começou no Texas

12 de abril, 2024

Apenas uma semana depois da descoberta que a gripe aviária altamente patogênica foi a causa de doenças em vários rebanhos leiteiros do Texas, do Novo México e do Kansas, as autoridades americanas estão relatando que um caso humano do vírus da gripe aviária A (H5N1) foi confirmado no Texas. O caso foi identificado em uma pessoa que teve exposição direta ao gado leiteiro supostamente infectado pela doença.

O paciente, que apresentava inflamação ocular como único sintoma, realizou exames no final da semana passada, com testes de confirmação realizados pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). Atualmente, o paciente está em tratamento com o antiviral oseltamivir. O Departamento de Serviços de Saúde do Estado do Texas (DSHS) informa que o caso humano não altera o risco para o público em geral, que ainda permanece baixo.

Segundo o CDC, este é o segundo caso humano de gripe H5N1 nos EUA e o primeiro ligado à exposição ao gado. Os sintomas podem incluir febre, tosse, dor de garganta, nariz escorrendo ou entupido, dores de cabeça, fadiga, vermelhidão nos olhos, falta de ar, diarréia, náusea, vômito ou convulsões. A doença pode variar de leve a grave e os profissionais de saúde que encontrarem alguém que possa ter o vírus devem “consultar imediatamente o departamento de saúde local”, de acordo com o alerta.

Acredita-se que o risco para o público em geral seja baixo; no entanto, as pessoas com contacto próximo com animais afectados com suspeita de gripe aviária A (H5N1) têm um risco maior de infecção.

Embora a doença seja nova na pecuária de leite, o Departamento de Agricultura dos EUA afirma que não há preocupação de segurança no fornecimento comercial de leite. A saúde do consumidor também não está em risco, disse o departamento. 

“O leite dos animais afetados está sendo descartado para que não entre no abastecimento alimentar humano”, afirmaram as agências. "Além disso, a pasteurização tem comprovado continuamente a inativação de bactérias e vírus, como a gripe, no leite. A posição de longa data da Agência de Alimentos e Remédios (FDA) é que o leite cru não pasteurizado pode abrigar microorganismos perigosos que podem representar sérios riscos à saúde dos consumidores."

Na semana passadao, o vírus foi detectado em rebanhos leiteiros no Texas e Kansas e, desde então, se espalhou para rebanhos adicionais em pelo menos cinco estados, incluindo Novo México, Idaho e Michigan. Isto leva alguns cientistas a acreditar que o vírus pode estar se espalhando de vaca para vaca.

“Ao contrário das aves afetadas, prevejo que não haverá necessidade de descartar os rebanhos leiteiros”, disse o Comissário de Agricultura do Texas, Sid Miller. “Espera-se que o gado se recupere totalmente. O Departamento de Agricultura do Texas está empenhado em fornecer apoio inabalável à nossa indústria de laticínios.”

 

Fonte: Dairy Herd Management

Traduzido e adaptado pelo Canal do Leite

Disponível em: www.dairyherd.com/news/business/rare-human-case-bird-flu-confirmed-officials-believe-it-began-texas-dairy

  • Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

  • Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

  • Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top