Comissão Nacional de Queijos Artesanais tem nova coordenação

Comissão Nacional de Queijos Artesanais tem nova coordenação

07 de julho, 2020

A Comissão Nacional de Queijos e Derivados Lácteos Artesanais da ABRALEITE, que é composta por lideranças de todas as regiões brasileiras, se reuniu no dia 2 de julho (por videoconferência), a fim de eleger a sua nova coordenação e tratar de assuntos pertinentes ao setor.

Na ocasião, a Comissão conversou com o Dr. Orlando Melo de Castro -  Diretor do DECAP/SDI, da divisão de Cadeias Produtivas do MAPA - sobre a Instrução Normativa 73, a qual normatizou a "Lei do Selo Arte" e que poderá sofrer adequações para Lei dos Queijos Artesanais.

A Comissão fez um debate bastante produtivo e elaborou sugestões para serem incorporadas na atualização da IN 73. Após a participação do diretor do MAPA, foi realizada a eleição da nova equipe de Coordenação da Comissão, que ficou composta por:

  • Coordenador: Wander Bastos - Produtor, médico veterinário, conselheiro da ABRALEITE e coordenador da Comissão de Bovinocultura da FAESP
  • Coordenador substituto : João Leite - Produtor, presidente da APROCAN (Serra da Canastra) e da AMIQUEIJO - Associação da Associações de Produtores de Queijo de MG
  • 1ª Secretária:  Heloísa Collins - produtora de queijos de cabra no Capril do Bosque em Joanópolis-SP
  • 2° Secretário:  Osvaldo Martins de Barros Filho - Produtor de Queijo Artesanal de Alagoa-MG
  • 3° Secretário:  Romildo Albuquerque Bezerra - Produtor e presidente da Associação de Certificação do Queijo de Coalho da Região Agreste de Pernambuco

Essa Comissão Nacional da ABRALEITE (Associação Brasileira dos Produtores de Leite) teve papel fundamental, atuando firmemente por 2,5 anos na regulamentação da "Lei do Selo Arte" e participando de grupos de trabalho no MAPA. A ABRALEITE trabalhou muito e conseguiu sua aprovação desta Lei na Câmara e no Senado, sua sanção pelo presidente Temer, bem como o decreto pelo presidente  Bolsonaro.

"Mantendo o bom exemplo dado pela Ministra Tereza Cristina de gestão participativa, o novo Coordenador da Comissão da ABRALEITE, Wander Bastos confirma que a equipe e seus membros têm muita coisa a fazer.

"Nossa Comissão foi pioneira, já que se reunia por videoconferência há dois anos e meio. E foi também  protagonista na implantação do Selo Arte. Agradeço a confiança de todas as lideranças queijeiras, técnicos, parlamentares, juristas, pesquisadores e o apoio incansável do presidente Geraldo Borges nessa caminhada. Desejo pleno êxito ao novo coordenador: Wander Bastos, um profissional competente e entusiasta da causa", comentou Acácio Brito, que concluiu seu mandato na Coordenadoria.

O presidente da ABRALEITE Geraldo Borges, que participou da reunião agradeceu e parabenizou o coordenador Acácio Brito e sua equipe, desejou muito sucesso à nova Coordenação e concluiu dizendo que "Ainda há muito trabalho para esta Comissão, para que os produtores de lácteos artesanais tenham efetivamente o Selo Arte em seus produtos, podendo comercializar em todo o país e também para evoluir no sentido da internacionalização dos lácteos artesanais brasileiros, que já provaram sua qualidade ao serem premiados em concursos internacionais".

 

Fonte: ABRALEITE - Associação Brasileira dos Produtores de Leite

  • Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

  • Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

  • Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top