Conseleite SC anuncia reajuste no preço do leite padrão

Conseleite SC anuncia reajuste no preço do leite padrão

05 de outubro, 2024

O Conselho Paritário Produtor/Indústria de Leite do Estado de SC (Conseleite-SC) anunciou um reajuste de 9 centavos no preço do leite padrão. A informação foi confirmada, na última reunião da entidade (27/09), que além de definir os valores de referência do produto visou discutir soluções conjuntas em relação aos problemas comuns enfrentados pelo setor lácteo.

Durante o encontro, José Zeferino Pedrozo presidente do Sistema Faesc/Senar comentou sobre o atual cenário do leite, destacando que ninguém revoga a lei da oferta e da procura. “Quando há muita oferta, os preços desabam como aconteceu. E isso não ocorre por culpa da produção brasileira, mas em função das importações desenfreadas que estamos sentindo os reflexos. Estamos com dificuldades em sermos competitivos à exemplo da Argentina, do Uruguai e, especialmente, da Nova Zelândia. Mas as expectativas são de que essa situação se reverta”.

Ao reforçar sobre a importância de aumentar a competitividade do setor, o dirigente trouxe alguns dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), confirmando que a região sul segue como a maior produtora de leite do Brasil. “A captação é de 2,27 bilhões de litros do montante nacional no segundo trimestre. Importante destacar que entre os três estados houve ligeira retração em Santa Catarina e expressiva queda no Rio Grande do Sul. A tragédia climática que acometeu o estado e responde por um terço da captação sulista incorreu em queda de 10% no desempenho trimestral, denotando a gravidade da situação enfrentada pelos produtores gaúchos. No acumulado do ano, a retração no volume estadual representa 114 milhões de litros”.

Sobre o reajuste

Conforme mencionado, o preço do leite padrão teve reajuste de 9 centavos. De acordo com Araújo, a expectativa é negociar com a indústria o valor de aproximadamente 10 centavos. “A captação do leite diminuiu e, até mesmo a importação foi menor. Mas, não podemos ficar tão contentes porque a situação é recente e não sabemos se isso se sustentará”, afirmou. 

Araújo ressaltou, ainda, que a exposição dos professores que apresentaram o cenário do mercado do leite durante a reunião foi enriquecedora e muito bem fundamentada, ao mostrar que o aumento no preço dos produtos lácteos ao consumidor foi impulsionado pela elevação no consumo, favorecida pela geração de empregos. “O mês de agosto registrou o melhor desempenho do ano em termos de geração de postos de trabalho, o que impactou diretamente o mercado de consumo”.

Finalizou informando que o preço de referência se aplica ao leite padrão e há uma escala de ágios e deságios de preço sobre esse valor de acordo com parâmetros de qualidade e volume do leite entregue pelo produtor rural e que o Conseleite segue monitorando o cenário do leite em Santa Catarina.

 

Fonte: Notícias Agrícolas

  • Importações e exportações de leite em pó aumentam com força em maio

    Importações e exportações de leite em pó aumentam com força em maio

    O déficit da balança comercial se elevou em 7,1% em volume de abril para maio, chegando a 169,4 milhões de litros em equivalente leite, o que representa saldo negativo de US$ 75,7 milhões.

  • CEPEA: Preço do leite ao produtor segue em queda

    CEPEA: Preço do leite ao produtor segue em queda

    Apesar de atípica para o período, a baixa nos valores pagos ao produtor era esperada pelos agentes do setor e ocorre em função do aumento da oferta e do enfraquecimento na demanda por lácteos na ponta final da cadeia. 

  • Panorama atual do consumo de lácteos no mundo

    Panorama atual do consumo de lácteos no mundo

    A média mundial de consumo de lácteos é hoje de 183 litros por habitante/ano. Acima desse indicador temos Irlanda, com 601 litros, e Dinamarca, com 507 litros; abaixo, Gana e Zimbábue, com menos de 10 litros. O Brasil, na 57ª posição no ranking global, detém a marca de 188 litros.

  • Sybil’s Gamboge: O touro de mais de 1 milhão de dólares

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Sybil’s Gamboge: O touro de mais de 1 milhão de dólares

  • Marlu Milestone e o imenso legado da Fazenda Marlu

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Marlu Milestone e o imenso legado da Fazenda Marlu

  • SOONER: Um símbolo da revolução genética na raça Jersey

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    SOONER: Um símbolo da revolução genética na raça Jersey

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top