Embrapa lança sumário de touros e fêmeas da raça Girolando

Embrapa lança sumário de touros e fêmeas da raça Girolando

03 de julho, 2020

O lançamento dos Sumários de Touros e Fêmeas da Raça Girolando 2020 ocorreu em junho, durante a Exposição Brasileira do Agronegócio do Leite (Megaleite). Tendo que inovar, em tempos de pandemia, a Megaleite deste ano foi diferente. Para evitar aglomerações, toda a Exposição - inclusive o lançamento dos sumários - pôde ser acompanhada pelo Canal Terra Viva.

Os sumários trazem novidade. Pela segunda vez as PTAs (Habilidade Prevista de Transmissão) genômicas dos touros Girolando são divulgadas. O novo documento traz 121 touros com avaliação genômica, quase o dobro do ano anterior. Em 2019, foram publicados resultados para 62 touros. A novidade foi a divulgação dos resultados das avaliações genéticas e genômicas para a característica ‘intervalo de parto’. A expectativa é de que o uso dessas informações pelos produtores resulte no progresso genético dos rebanhos nacionais.

Desde 1997 - quando foi criado - até hoje, o Teste de Progênie já acumula 179 reprodutores integrantes dos 16 primeiros grupos. Outros 195 reprodutores cujas doses de sêmen foram distribuídas no período de 2012 a 2020 integram outros dez grupos que se encontram em fase de teste.

Por sua vez, o Sumário de Fêmeas traz os resultados de PTAs genômicas para produção de leite de fêmeas com idade inferior ou igual a 24 meses (antes o limite era 36 meses). Outra novidade desta edição 2020 é a divulgação dos valores de GPTAs e PTAs para as características de “intervalo de parto” e “idade ao primeiro parto” na Avaliação Genética e Genômica de Vacas Girolando.

Desde maio de 2020, os rebanhos participantes do Serviço de Controle Leiteiro estão coletando amostras de leite para que sejam realizadas análises para gordura, proteína e contagem de células somáticas. Com isso, futuramente será possível realizar as avaliações genéticas e genômicas para essas características.

A Embrapa Gado de Leite e a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando realizam anualmente as avaliações genéticas e geômicas de vacas e de touros, utilizando os dados obtidos no Serviço de Controle Leiteiro da Associação dos rebanhos associados e colaboradores do Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando (PMGG).

As provas dos touros são divulgadas anualmente no Sumário de Touros do PMGG desde 2005. As avaliações genéticas das 1000 vacas de maiores valores genéticos para a produção de leite passaram a ser divulgadas em 2013 e a partir de 2019, os resultados das avaliações de vacas passaram a utilizar a medida de PTAs (habilidades preditas de transmissão), assim como já divulgado no Sumário de Touros Girolando.

Em 2017, passou-se a divulgar o resultado das PTAs genômicas (GPTA) das 200 fêmeas jovens com idade inferior ou igual a 36 meses para produção de leite em até 305 dias. Dessa forma, por meio das informações disponibilizadas no Sumário os criadores têm conhecimento das vacas Girolando com maior potencial genético. Tal conhecimento possibilita selecionar, de modo mais eficiente, as vacas que poderão ser mães de touros e aquelas a serem submetidas às biotecnologias reprodutivas.

A Girolando é uma raça sintética nacional, criada a partir de observações de cruzamentos entre outras duas: a raça Holandesa (alta capacidade de produção de leite) e a raça Gir (rusticidade e melhor adaptação a condições tropicais). Segundo o chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, desde a década de 1940, a raça Girolando vem construindo uma história de sucesso. “História que se baseia na aplicação da Ciência, na resiliência, no comprometimento e no uso de recursos públicos e privados de modo eficiente e efetivo”, conclui.

 

Clique abaixo para fazer o download dos novos Sumários da Raça Girolando:

 

Fonte: EMBRAPA

 

 

  • Jeferson Luiz Piccoli

    Especialista em Sistemas de Ordenha

    "Mitos" e "Verdades" sobre medidores e extratores de teteiras

  • Mapeando as bases da genealogia do Gado Jersey

    Marcelo de Paula Xavier

    Produtor Rural, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Mapeando as bases da genealogia do Gado Jersey

  • A importância do tamanho de partículas da dieta total

    João Ricardo Alves Pereira

    Zootecnista, Doutor em Nutrição Animal e Pastagens

    A importância do tamanho de partículas da dieta total

Proluv
Top