Equipamento que afere volume e temperatura do leite vence Desafio de Startups da Embrapa Gado de Leite

Equipamento que afere volume e temperatura do leite vence Desafio de Startups da Embrapa Gado de Leite

04 de dezembro, 2019

Volutech é o nome da Startup vencedora do Ideas for Milk 2019, evento realizado pela Embrapa Gado de Leite que culmina com a final do Desafio de Startups. A solução apresentada pela startup vencedora afere o volume e a temperatura de tanques de resfriamento de leite. O equipamento, instalado na tampa de abertura dos tanques, também envia alertas para o produtor, em caso de alterações no resfriamento do leite que possam interferir na qualidade do produto. A solução apresentada por estudantes da Universidade Federal de Viçosa também permite à indústria monitorar a qualidade do produto, permitindo uma melhor rastreabilidade do leite.

A final do Desafio de Startups foi realizada no Cubo, espaço de empreendimentos do Banco Itaú, em São Paulo – SP. Participaram oito competidores (veja box nesta matéria) das regiões Sul, Sudeste e Nordeste. A Volutech foi concebida na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Segundo Sávio Filho, estudante de medicina veterinária da UFV e um dos idealizadores do equipamento, a solução substitui as réguas usadas por produtores para medir o volume do leite. “Estas réguas estão sujeitas a erros e a Volutech vem para agregar precisão e qualidade ao leite produzido”.

A solução apresentada pela startup vencedora vêm sendo desenvolvida há um ano, desde que a equipe da UFV participou do Vacathon realizado pela Embrapa em 2018. “Ao longo desse ano, nós nos preparamos especificamente para o Desafio de Startups e fomos aprimorando nosso produto”, diz Sávio. Segundo ele, a startup tem "um equipamento bem formado e robusto, pronto para ganhar o mercado".

Das oito concorrentes, cinco soluções estão voltadas para a melhoria da qualidade do leite. A segunda colocada trabalhou nesta linha: a Bionexus, com origem no estado de São Paulo, desenvolveu uma ferramenta que monitora a qualidade do produto da plataforma de recebimento do leite até o processo de pasteurização. A terceira foi a Cria Tech Intergado, plataforma que monitora a cria e recria de bezerras.

Esta foi a quarta edição do Desafio de Startups. De acordo com o chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins, o Ideas for Milk tem apresentado um crescimento substancial: “Este ano, o evento contou com o apoio e participação de 146 empresas. As propostas apresentadas pelas startups estão cada vez mais maduras e voltadas para a solução de importantes problemas da cadeia produtiva do leite”, comemora.

As startups que participaram da final do Desafio, em ordem alfabética, foram as seguintes:

STARTUP

PROPOSTA

DESCRIÇÃO

Bionexus 

Sistema de gestão da qualidade do leite

Monitora os indicadores de qualidade da matéria-prima desde a chegada do leite na plataforma da indústria até o processo de pasteurização.

CriaTECH Intergado 

Plataforma de monitoramento da cria de bezerras

Realiza a pesagem e a medição de altura das bezerras todas as vezes que vão ao bebedouro, permitindo detectar precocemente problemas nos processos de criação.

EnergyEasy 

Plataforma para geração de energia piezoelétrica

Plataforma com discos piezolétricos, que têm capacidade de gerar energia elétrica em resposta à pressão mecânica feita pelo bovino ao andar sobre a plataforma. 

Milk Color

App para detecção de mastite subclínica

Aplicativo para detecção de mastite subclínica em tempo real e com alto grau de confiabilidade a partir de uma foto da amostra de leite tratada com reagente.

Milkdata 

Equipamento portátil de detecção de acidez de leite 

Equipamento portátil que mede a acidez do leite cru ainda no tanque de resfriamento na fazenda, com resultado em 20 segundos sem uso de reagentes (tecnologia limpa). 

MilkiWiki

App voltado ao cumprimento das INs 76 e 77

Aplicativo que auxilia o produtor a cumprir as exigências das Instruções Normativas da Qualidade do Leite. Oferece múltiplas funcionalidades, como controle de qualidade e rastreabilidade no campo, tendo interface com o laticínio. 

VoluTech

Medidor IoT de volume e temperatura de tanques 

Afere volume e temperatura de tanques de resfriamento de leite. O produtor recebe alertas por um aplicativo em casos de alterações anormais no tanque. A indústria passa a monitorar a qualidade, garantindo a rastreabilidade do leite.

Zeit 

Dispositivo portátil para rastreabilidade do leite

Analisa a qualidade do leite cru na fazenda a partir de sua composição química. Um aplicativo permite ao produtor tomar decisões rápidas e gera informações seguras para o laticínio, garantindo a rastreabilidade do leite.

 

Ideas for Milk – Além do Desafio de Startups, o Ideas for Milk compreende a Caravana 4.0, quando pesquisadores e analistas da Embrapa Gado de Leite fazem palestras em instituições de ensino e eventos de inovação, entre outros – A Caravana tem como objetivo fomentar o surgimento de um ecossistema, reunindo empresas, universidades, pesquisa agropecuária e setor produtivo, onde possam surgir novas startups para a cadeia produtiva do leite. Há também um hackathon, (batizado de Vacathon, num trocadilho com a palavra “vaca”), que reúne dezenas de estudantes numa maratona de programação, acampados na sede da Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora – MG). Este ano, o Vacathon foi realizao dos dias 28 de outubro a primeiro de novembro.

 

Parceiros – O Ideas for Milk é realizado pela Embrapa em parceria com Agripoint, BovControl, Carrusca Innovation, Kick, Qranio e Texto Comunicação. Tem correalização do Sebrae e conta com o patrocínio das seguintes instituições: Alta Genetics, Bayer Saúde Animal, Belgo Arames, Ceitec, CRMV/MG, Danone, FAEG/Senar-GO, Faemg/Inaes, MSD Saúde Animal, Nestlé, Senar-RN, Silemg, Sistema OCB, Start Química, Tortuga/DSM, Tim, Viva Lácteos e Vivare. Também são parceiros da iniciativa Cisco, IBM e Microsoft.

 

Rubens Neiva (MTb 5445)
Embrapa Gado de Leite

Contatos para a imprensa
rubens.neiva@embrapa.br
Telefone: (32) 3311-7532

Foto: Rubens Neiva

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

 

Fonte: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/48371413/equipamento-que-afere-volume-e-temperatura-do-leite-vence-desafio-de-startups-da-embrapa-gado-de-leite

  • Jeferson Luiz Piccoli

    Especialista em Sistemas de Ordenha

    "Mitos" e "Verdades" sobre medidores e extratores de teteiras

  • Mapeando as bases da genealogia do Gado Jersey

    Marcelo de Paula Xavier

    Produtor Rural, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Mapeando as bases da genealogia do Gado Jersey

  • A importância do tamanho de partículas da dieta total

    João Ricardo Alves Pereira

    Zootecnista, Doutor em Nutrição Animal e Pastagens

    A importância do tamanho de partículas da dieta total

Proluv
Top