Expositor novato conquista dois títulos no Concurso Leiteiro da raça holandês
30 de agosto, 2019
Novato como expositor na Expointer, o produtor de leite Fabrício Zatt, do município de Colorado, conquistou dois títulos no Concurso Leiteiro da raça holandês. A divulgação foi feita nesta terça-feira, na pista do gado leiteiro, com o tradicional banho de leite.
A vaca adulta Cotribá Zatt 75 Brawser (box 1757), de sete anos, venceu com a marca de 80,11 quilos de leite (soma de três ordenhas). Na categoria jovem, se destacou a vaca Cotribá Zatt 34 Windsor (box 1720), de três anos, com a soma de 73,18 quilos. Segundo o produtor, o resultado se deve aos investimentos em melhoramento genético e a parceria estabelecida com a cooperativa Cotribá que ajudou a preparar os animais, estabelecendo uma dieta adequada e uma estratégia para proporcionar bem-estar às fêmeas durante a feira.
Na atividade leiteira há 30 anos, Zatt explicou que nunca havia participado da Expointer por conta das dificuldades financeiras enfrentadas pelo setor. “O custo é alto para estar aqui e o preço do nosso produto oscila muito. É complicado”, comenta o produtor, que possui 150 animais na propriedade, com uma média de 30 litros de leite por vaca ao dia.
O presidente da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), Marcos Tang, avaliou que a produção de leite apresentada pelas 13 vacas participantes do concurso foi “digna da raça”. “O concurso segue um código de ética severo, visando bem-estar animal e abolindo o uso de estimulantes artificiais”, destaca. “Se o animal for bem alimentado, se houver bem-estar animal, o gado holandês responde extremamente bem, é uma usina de leite”. Nesta Expointer, a raça holandês conta com 37 expositores.
Fonte: Jornal Correio do Povo - Por Cintia Marchi