ExpoZebu: Vaca bate recorde mundial de produção de leite em Uberaba

ExpoZebu: Vaca bate recorde mundial de produção de leite em Uberaba

07 de maio, 2022

A vaca Iluminada Teatro FIV do Fundão é a nova recordista mundial em produção de leite. O recorde foi batido no 42º Concurso Leiteiro, realizado durante a 87ª ExpoZebu, em Uberaba.

A vaca da raça Gir Leiteiro, de 8 anos e no quarto parto, alcançou a marca de 80,150 kg de leite por dia. Iluminada é de propriedade da Fazenda Fundão, localizada em Pains, no Centro-Oeste de Minas.

O recorde anterior na raça era da vaca chamada Helga FIV TOL, conquistado durante a 19ª Exposição Nacional do Gir Leiteiro (Expogil), em 2017.

A atual recordista é filha do touro Teatro da Silvânia, reconhecido como o “Rei das Pistas”, pela capacidade de transmissão de produção de leite. Atualmente, a genética do clone do Teatro está disponível para venda na empresa ABS Brasil. Segundo o Coordenador de Produto e Atendimento Leite da ABS, Fernando Rosa, a família Teatro representa imensa relevância para o agro.

“A importância do Teatro para a pecuária é certamente muito grande, pela qualidade de suas filhas, pela produção de leite e estrutura corporal. Essa importância levou à produção de seu clone, o Teatro II da Silvânia", comentou ele.

O encerramento do 42º Concurso Leiteiro e divulgação dos resultados foi realizado na última quarta-feira (4), no Complexo Leiteiro Vanderley de Andrade. No total, 71 matrizes foram inscritas para a prova esse ano.

O proprietário da vaca, Roberto Horto, disse em entrevista de rádio que “a Iluminada é filha da América do Fundão, que foi Grande Campeã de Franca, no Torneio Leiteiro, e essa América – por sua vez – ela é filha da Nogueira do Fundão, que foi Grande Campeã Nacional em 2006. Então assim, é uma história que já vem sendo trabalhada há 40 anos pelo meu pai e que já vem sendo preparada há muitos anos pela gente”.    

 

Fontes: G1 e Rádio 104,3 FM

  • Importações e exportações de leite em pó aumentam com força em maio

    Importações e exportações de leite em pó aumentam com força em maio

    O déficit da balança comercial se elevou em 7,1% em volume de abril para maio, chegando a 169,4 milhões de litros em equivalente leite, o que representa saldo negativo de US$ 75,7 milhões.

  • CEPEA: Preço do leite ao produtor segue em queda

    CEPEA: Preço do leite ao produtor segue em queda

    Apesar de atípica para o período, a baixa nos valores pagos ao produtor era esperada pelos agentes do setor e ocorre em função do aumento da oferta e do enfraquecimento na demanda por lácteos na ponta final da cadeia. 

  • Panorama atual do consumo de lácteos no mundo

    Panorama atual do consumo de lácteos no mundo

    A média mundial de consumo de lácteos é hoje de 183 litros por habitante/ano. Acima desse indicador temos Irlanda, com 601 litros, e Dinamarca, com 507 litros; abaixo, Gana e Zimbábue, com menos de 10 litros. O Brasil, na 57ª posição no ranking global, detém a marca de 188 litros.

  • Sybil’s Gamboge: O touro de mais de 1 milhão de dólares

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Sybil’s Gamboge: O touro de mais de 1 milhão de dólares

  • Marlu Milestone e o imenso legado da Fazenda Marlu

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Marlu Milestone e o imenso legado da Fazenda Marlu

  • SOONER: Um símbolo da revolução genética na raça Jersey

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    SOONER: Um símbolo da revolução genética na raça Jersey

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top