Lactalis compra Itambé e se torna a maior empresa de lácteos do Brasil

Lactalis compra Itambé e se torna a maior empresa de lácteos do Brasil

10 de julho, 2019

A Lactalis do Brasil e a Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais (CCPR) acabaram de concretizar uma parceria estratégica que cria a líder em produtos lácteos no Brasil. Como parte do acordo, a Lactalis fez a aquisição de 100% do capital da Itambé. A CCPR, por sua vez, garantiu um contrato de fornecimento de leite de longo-prazo, mirando o crescimento sustentado das bacias leiteiras de Minas Gerais e Goiás.

A união de Lactalis e Itambé cria uma verdadeira potência no mercado nacional, com faturamento de quase R$ 8 bilhões, processamento de 2,3 bilhões de litros de leite por ano (em torno de 9% da produção formal Brasileira) e um portfólio de marcas e produtos bastante conhecido dos consumidores. Para o grupo francês, líder mundial em produtos lácteos, o Brasil passa a ser a sua quinta maior operação, reforçando o otimismo com o país.

A parceria entre CCPR e Lactalis vai além. No campo, ambas trabalham para elevar o leite brasileiro aos melhores padrões mundiais de qualidade e produtividade, investindo em programas de apoio e desenvolvimento para o produtor. Destaca-se também a complementariedade de atuação nas duas bacias leiteiras mais importantes do país: a CCPR é líder de captação em Minas Gerais e a Lactalis é forte na região Sul. Como as regiões têm picos de safra em momentos distintos, há oportunidades de otimização em toda a cadeia, beneficiando produtores e consumidores. 

“Com a aquisição da Itambé, praticamente dobramos a nossa presença no Brasil. Além disso, ganhamos com toda a expertise desenvolvida pela empresa ao longo da sua história. Por isso, a Itambé segue com gestão independente baseada em Minas Gerais, próxima de seus consumidores e fornecedores”, afirma Patrick Sauvageot, CEO da Lactalis para a América Latina. 

“A CCPR criou e conduziu a Itambé ao longo dos seus primeiros 70 anos de vida. Mas, para garantir a tranquilidade do nosso produtor pelas próximas décadas, precisávamos escolher um parceiro forte e com experiência no relacionamento com cooperativas, o que é algo bastante importante. Nossa opção pela Lactalis se deu muito em função das relações de sucesso que ela estabeleceu com produtores de todos os tamanhos, em várias regiões do planeta. Nossas origens e valores são muito similares”, explica Marcelo Candiotto, presidente da CCPR. “Nosso acordo traz o melhor de dois mundos. De um lado, a certeza de que a Itambé continuará a crescer num mercado cada vez mais consolidado e competitivo. De outro, a tranquilidade de termos um contrato de fornecimento exclusivo e de longo prazo, que valoriza nosso leite e nosso produtor. Daqui para frente, a CCPR se concentrará na captação e apoio ao campo, enquanto a Itambé focará no desenvolvimento e fabricação dos melhores produtos, de Minas e Goiás para o Brasil todo”, conclui

A concretização do negócio se tornou possível em decorrência de um acordo firmado globalmente entre o grupo Lactalis e o grupo Lala, que resolve em definitivo a transferência da Itambé para a multinacional francesa.

Sobre a Lactalis

O grupo Lactalis é uma empresa familiar na sua terceira geração que foi fundada na França na década de 1930. Líder no setor de lácteos no mundo, o grupo Lactalis possui mais de 80.000 colaboradores e 250 fábricas ao redor do mundo. Seu comprometimento é oferecer o melhor do leite aos consumidores através de várias marcas locais e três marcas globais: Président, Galbani e Parmalat.

A Lactalis entrou no Brasil em 2013 com a aquisição da Balkis e ampliou sua posição em 2015 através de duas novas aquisições: alguns ativos da LBR e da ELEBAT, operação de lácteos da BRF. A empresa possui, atualmente, 5.000 colaboradores e 14 unidades fabris em oito estados. A Lactalis do Brasil está comprometida a oferecer aos consumidores produtos lácteos deliciosos e de qualidade através de seu completo portfólio de marcas: Batavo, Président, Elegê, Cotochés, Poços de Caldas, Parmalat, entre outras.

Sobre CCPR

A Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais (CCPR), maior cooperativa captadora de leite do país, foi criada em 1º de maio de 1949 para resolver o grave problema de abastecimento de leite enfrentado pela população de Belo Horizonte. Hoje, 70 anos depois, a CCPR é uma cooperativa forte que atua nos estados de Minas Gerais e Goiás e congrega cerca de 5.000 produtores por meio de 32 cooperativas singulares. Possui ampla rede de lojas de produtos agroveterinários e fabrica mais de 150 tipos de rações e suplementos nutricionais, além do extenso leque de projetos e serviços de assistência técnica e educação continuada para atender as diversas necessidades e realidades de produção de seus cooperados. 

Sobre Itambé

A Itambé Alimentos S.A. é uma empresa mineira presente há 70 anos no mercado e um dos maiores laticínios do país. Diariamente, a marca transforma 3 milhões de litros de leite em um portfólio completo de derivados lácteos – são mais de 160 produtos entre leites, iogurtes, requeijões e doce de leite, produzidos dentro dos mais altos padrões de qualidade e inovação. A companhia conta com mais de 4 mil fornecedores, 3,6 mil funcionários diretos e possui cinco unidades industriais, sendo quatro em Minas Gerais (MG) – Pará de Minas, Sete Lagoas, Guanhães e Uberlândia – e uma em Goiânia (GO). A Itambé é uma das marcas de consumo do varejo mais escolhida pelos brasileiros no ramo de laticínios, 3ª colocada no segmento de refrigerados, além de ser a marca de leite, iogurte, doce industrializado e requeijão mais lembrada pelos mineiros. Em 2017, a empresa figurou no ranking Valor Econômico das 150 empresas mais inovadoras do Brasil.

  • Perfil de uma vaca Jersey com baixo risco de descarte

    Marcelo de Paula Xavier

    Produtor Rural, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Perfil de uma vaca Jersey com baixo risco de descarte

  • A batalha comercial entre China e Estados Unidos afetará o Brasil?

    Maria Flavia Tavares

    Economista, Doutora em Agronegócios, Proprietária da MFT Consultoria

    A batalha comercial entre China e Estados Unidos afetará o Brasil?

  • O Herd Book e os primórdios do Melhoramento Genético

    Victor Breno Pedrosa

    Zootecnista, Prof. Dr. de Melhoramento Animal e Estatística

    O Herd Book e os primórdios do Melhoramento Genético

Proluv
Top