Muita indefinição ainda sobre as tarifas e impostos na importação de leite em pó

Muita indefinição ainda sobre as tarifas e impostos na importação de leite em pó

12 de fevereiro, 2019

A suspensão das tarifas antidumping nas importações de leite em pó da União Europeia e da Nova Zelândia gerou uma grande repercussão entre os produtores rurais e as entidades representativas do setor. A "Coluna Radar" chegou a publicar – ontem – que o Presidente Jair Bolsonaro havia ordenado ao Ministro Paulo Guedes (da Economia) que essa suspensão fosse cancelada. Notícia que acabou sendo desmentida no Twitter do Presidente.

Mais especulações surgiram a cerca de um possível aumento no imposto de importação do leite em pó, para compensar a retirada das tarifas antidumping, porém nada ainda foi confirmado de forma oficial. Até mesmo porque existem procedimentos legais a serem tomados, para que se proceda esse aumento do imposto de importação.

Conforme explica Marcos Fava Neves (o Doutor Agro – Professor da USP e da FGV): “a cadeia produtiva do leite no Brasil é importante geradora de renda e oportunidades de trabalho, com grande contribuição ao PIB. Interioriza o desenvolvimento e possibilita diversificações alinhadas hoje com a economia circular, para pequenos, médios e grandes produtores".

O fato é que o suporte governamental concedido na produção de alguns países, como os casos da União Europeia e Nova Zelândia, gera distorções no mercado internacional. Isto já vem sendo sentido, aliás, no caso da triangulação de importações envolvendo países do Mercosul (notadamente Uruguai e Argentina); de forma que produtos com tarifas menores entram no mercado brasileiro e prejudicam os produtores nacionais.

  • EUA: Sete características comuns dos rebanhos de alta produção

    EUA: Sete características comuns dos rebanhos de alta produção

    O banco de dados  denominado C.O.W.S. classifica os rebanhos tanto pela produção de leite quanto pela combinação de gordura e proteína por vaca.

  • ExpoFrísia 2024 apresentou Genética, Tecnologia e Inovações

    ExpoFrísia 2024 apresentou Genética, Tecnologia e Inovações

    A 17ª edição da ExpoFrísia foi uma celebração única para setor agropecuário brasileiro. A feira reuniu especialistas, produtores e empresas do setor, e se tornou um verdadeiro ponto de encontro para o que há de melhor em genética, conteúdo e tecnologia. Com palestras técnicas, exposição de animais e equipamentos, além de atividades como o Clube de Bezerras e o concurso de silagem, a ExpoFrísia ofereceu uma programação extensa ao longo de seus três dias, culminando na premiação dos produtores ‘De

  • Marcado do leite e derivados em abril

    Marcado do leite e derivados em abril

    As cotações de leite e derivados no mercado brasileiro vêm reagindo, mas o cenário de menor competitividade em preço e queda de braço com as importações permanece.

  • Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Como a vaca Jersey evoluiu para se tornar um fenômeno global

  • Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Últimas vacas Jersey classificadas EX-96 e EX-97 nos Estados Unidos

  • Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Raça Jersey quebra a barreira das 1.000 libras de gordura nos EUA

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top