Novo Conseleite foi lançado em MG
08 de fevereiro, 2019
Produtores de leite, cooperativas e indústrias de laticínios se reuniram no dia 07/12/18, na sede do Sistema FAEMG, na cidade de Belo Horizonte, para o lançamento oficial do CONSELEITE/MG (Conselho Paritário de Produtores/Indústrias de Leite do Estado de Minas Gerais). Com isto, busca-se manter a transparência na formação de preços no mercado de leite. A partir da análise de dados fornecidos por produtores e indústrias, um sistema de cálculo indica preços de referência para serem pagos aos produtores de leite.
O presidente da Comissão Estadual de Pecuária de Leite da FAEMG, Eduardo Pena, explica que esse valor servirá de base para o mercado, mas o preço real recebido pelos produtores depende de vários fatores, como: a distância e a qualidade da estrada de acesso à propriedade rural, o tipo de ordenha, sua fidelidade junto ao laticínio e outros adicionais.
A plataforma entra em funcionamento em janeiro, em fase experimental. Com a expectativa de que esteja totalmente pronta para o acesso dos produtores até março. Através do site ou do aplicativo de celular, os produtores poderão inserir seus valores (volume médio diário e análise da qualidade do leite) para que o sistema calcule o valor de referência, mês a mês. Trata-se de um instrumento importante para que o produtor possa fazer um planejamento da sua atividade e negociar suas entregas – de acordo com Eduardo Pena.
“Depois de tantas lutas, temos o Conseleite, feito por várias mãos, e que irá harmonizar as relações na cadeia produtiva de forma positiva para todos. É um mecanismo que possibilitará o diálogo com clareza e transparência, contribuindo para que todo o setor cresça, de forma complementar.” – Roberto Simões, presidente do Sistema FAEMG.
Mais informações no site http://www.sistemafaemg.org.br/Search.aspx?tag=Conseleite