Por que consumir mais lácteos durante a pandemia de Coronavírus?
16 de março, 2020
Um sistema inune ativo é fundamental para ajudar na prevenção e recuperação de infecções, sejam elas causadas por vírus, bactérias ou outros agentes patogênicos. Por isto, em tempos de desafio imunológico – como nessa pandemia de Coronavírus que o mundo está vivendo – é importante se alimentar bem, para estimular a imunidade.
Vários estudos mostram o papel dos lácteos sobre o sistema imune. Confira os principais motivos para consumir mais lácteos durante a pandemia de Coronavírus:
- O leite é a principal fonte natural de cálcio, mineral que tem um papel central na regulação, sobrevivência, ativação e proliferação de células do sistema imune, como os linfócitos, essenciais para combater as infecções;
- O leite é rico em gangliosídeos, substâncias relacionadas à prevenção de infecções, especialmente em crianças. Os gangliosídeos agem como receptores falsos, se unindo aos patógenos e impedindo que exerçam sua função de causar doenças;
- O consumo regular de iogurte atua positivamente sobre o sistema imune, combatendo infecções. Um estudo recente mostrou que o consumo regular de iogurte reduziu a ocorrência de resfriados, tosse e coriza, sintomas clássicos das infecções por Coronavírus.
Fontes: Journal of Nutrition 129, Nature Immunology 10 e British Journal of Nutrition.