Preços globais de lácteos aumentam pela sexta vez consecutiva
26 de fevereiro, 2019
A Reuters informa que, no leilão quinzenal da última quarta-feira, os preços globais dos lácteos subiram pela sexta vez consecutiva, fortalecendo as esperanças de uma recuperação sustentada depois da queda em 2018. O índice de preços GDT1 subiu 0,9%, atiningindo um preço médio de venda de US$ 3.271 por tonelada, no leilão realizado nas primeiras horas da manhã. O índice tinha subido 6,7% no leilão anterior.
A oferta mundial mais fraca e o crescimento da produção mais lento do que o esperado na Nova Zelândia - o maior exportador de lácteos do mundo - estão mantendo os preços e invertendo o ciclo, depois das quedas acentuadas em 2018.
"As condições para o início de um novo ciclo começaram a surgir", disse Nathan Penny, economista sênior do setor rural do Banco ASB. "Basicamente, estas condições se resumem a um crescimento da oferta cada vez mais baixo em relação ao crescimento da demanda, com poucas perspectivas de recuperação no curto prazo". Porém, o risco de uma desaceleração na economia chinesa se traduzir em demanda mais baixa por produtos lácteos continua sendo uma vulnerabilidade ao crescimento sustentado dos preços, alertou ele.
O site da plataforma aponta que 25.324 toneladas de produtos foram vendidas no último leilão, um aumento de 8,6% em relação ao anterior. Os resultados do leilão podem afetar o dólar da Nova Zelândia, já que o setor lácteo gera mais de 7% do produto interno bruto do país.
A GDT é de propriedade da Fonterra Co-operative Group Ltd, da Nova Zelândia, mas opera de forma independente da gigante de lácteos. A cooperativa de leite neozelandesa, que é de propriedade de 10.500 produtores, controla quase um terço do comércio mundial de laticínios.
A CRA International Inc, listada em bolda nos EUA, é quem gerencia os leilões da GDT, duas vezes por mês. Várias empresas - incluindo a Dairy America e a Murray Goulburn - usam a plataforma para vender leite em pó e outros produtos lácteos. O próximo leilão está marcado para o dia 5 de março.
_________________________________________________________________________________________________
1) Criada em 2008, a Global Dairy Trade (GDT) é uma plataforma global on-line para o comércio de produtos lácteos.