RS: Produtores querem previsibilidade de preços pagos pelo litro de leite

RS: Produtores querem previsibilidade de preços pagos pelo litro de leite

15 de novembro, 2022

A Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), juntamente com outras entidades do setor, está defendendo um modelo de contratos entre produtores e indústrias, de forma a fixar o preço do leite pago ao produtor. A ideia é criar uma previsibilidade daquilo que o produto receberá, por um determinado período de tempo.

De acordo com o presidente da entidade, Marcos Tang, isso significa que pelo menos o produtor iria saber o quanto que vai receber por aquele litro de leite que sai de sua propriedade no dia-a-dia. “Uma das maneiras é termos contratos de 4 a 6 meses. Com um contrato, mesmo não sendo o que se gostaria de receber devido à lei da oferta e da procura, ao menos se sabe o poder de investimento e endividamento. Se sabe que nos próximos meses o quanto se receberá pelo litro de leite. Embora não se possa controlar os custos porque eles sobem a cada dia, se teria uma previsão de entrada de recursos, o que possibilita uma negociação para investimentos ou não”, destaca.

Nesse sentido, o presidente da Gadolando informa que está avançando entre o grupo do Conseleite a discussão sobre contratos junto com especialistas. Tang explica que, além de indústria e produtor, isso envolve toda uma assistência jurídica e contábil. “Temos que ter contratos e buscar conseguir cumprir estes contratos. Nos alegra isto estar sendo discutido no grande grupo. O produtor deve estar ciente que isso não resolve todos os problemas, mas é o início da profissionalização que queremos na hora de vender o nosso produto”, complementa o dirigente.

 

Fonte: Gadolando

  • Importações e exportações de leite em pó aumentam com força em maio

    Importações e exportações de leite em pó aumentam com força em maio

    O déficit da balança comercial se elevou em 7,1% em volume de abril para maio, chegando a 169,4 milhões de litros em equivalente leite, o que representa saldo negativo de US$ 75,7 milhões.

  • CEPEA: Preço do leite ao produtor segue em queda

    CEPEA: Preço do leite ao produtor segue em queda

    Apesar de atípica para o período, a baixa nos valores pagos ao produtor era esperada pelos agentes do setor e ocorre em função do aumento da oferta e do enfraquecimento na demanda por lácteos na ponta final da cadeia. 

  • Panorama atual do consumo de lácteos no mundo

    Panorama atual do consumo de lácteos no mundo

    A média mundial de consumo de lácteos é hoje de 183 litros por habitante/ano. Acima desse indicador temos Irlanda, com 601 litros, e Dinamarca, com 507 litros; abaixo, Gana e Zimbábue, com menos de 10 litros. O Brasil, na 57ª posição no ranking global, detém a marca de 188 litros.

  • Sybil’s Gamboge: O touro de mais de 1 milhão de dólares

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Sybil’s Gamboge: O touro de mais de 1 milhão de dólares

  • Marlu Milestone e o imenso legado da Fazenda Marlu

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Marlu Milestone e o imenso legado da Fazenda Marlu

  • SOONER: Um símbolo da revolução genética na raça Jersey

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    SOONER: Um símbolo da revolução genética na raça Jersey

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top