Vaca Jersey bate recorde sul-americano em torneio leiteiro no Rio Grande do Sul

Vaca Jersey bate recorde sul-americano em torneio leiteiro no Rio Grande do Sul

20 de fevereiro, 2025

A vaca Guardiã D’Artagnan, da produtora Carmem Petersen Dias da Costa, tornou-se recordista sul-americana de produção de leite em 24 horas durante o torneio leiteiro da ExpoAgro Cotricampo 2025. A campeã foi criada na Cabanha Ventana, de Boa Vista do Incra, na região Noroeste do Rio Grande do Sul.

Durante o Concurso Leiteiro da Raça Jersey, a categoria vaca adulta se destacou na ExpoAgro Cotricampo e ganhou repercussão nacional. A ordenha de Guardiã marcou a história da raça Jersey na América Latina ao atingir 71,61 quilos de leite, registrados na manhã desta quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025.

Esse é um marco para a raça Jersey no Brasil. Em entrevista ao site Observador Regional, a presidente da Associação dos Criadores de Gado Jersey do Brasil, Ângela Maraschin, destacou a importância da conquista.

“A raça Jersey está extremamente contente em anunciar que a produção atingiu outro patamar. A rusticidade e a eficiência na conversão de alimento em leite são características essenciais, e é isso que buscamos.”

O torneio leiteiro é uma competição realizada em exposições agropecuárias para avaliar a capacidade produtiva das vacas. O objetivo principal é medir a quantidade de leite que os animais podem produzir em um período determinado, geralmente em um ambiente controlado e sob condições específicas.

  • Importações e exportações de leite em pó aumentam com força em maio

    Importações e exportações de leite em pó aumentam com força em maio

    O déficit da balança comercial se elevou em 7,1% em volume de abril para maio, chegando a 169,4 milhões de litros em equivalente leite, o que representa saldo negativo de US$ 75,7 milhões.

  • CEPEA: Preço do leite ao produtor segue em queda

    CEPEA: Preço do leite ao produtor segue em queda

    Apesar de atípica para o período, a baixa nos valores pagos ao produtor era esperada pelos agentes do setor e ocorre em função do aumento da oferta e do enfraquecimento na demanda por lácteos na ponta final da cadeia. 

  • Panorama atual do consumo de lácteos no mundo

    Panorama atual do consumo de lácteos no mundo

    A média mundial de consumo de lácteos é hoje de 183 litros por habitante/ano. Acima desse indicador temos Irlanda, com 601 litros, e Dinamarca, com 507 litros; abaixo, Gana e Zimbábue, com menos de 10 litros. O Brasil, na 57ª posição no ranking global, detém a marca de 188 litros.

  • Sybil’s Gamboge: O touro de mais de 1 milhão de dólares

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Sybil’s Gamboge: O touro de mais de 1 milhão de dólares

  • Marlu Milestone e o imenso legado da Fazenda Marlu

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    Marlu Milestone e o imenso legado da Fazenda Marlu

  • SOONER: Um símbolo da revolução genética na raça Jersey

    Marcelo de Paula Xavier

    Editor do Canal do Leite, Administrador de Empresas e Mestre em Agronegócios

    SOONER: Um símbolo da revolução genética na raça Jersey

COMPARTILHAR

CONTEÚDOS ESPECIAIS

Proluv
Top